Falhas da gestão e no sistema do SUS prejudicam avanço da vacinação no Brasil e deixa população vulnerável aos efeitos desconhecidos de novas cepas

Nesta segunda-feira (13), o Reino Unido confirmou a primeira morte de uma pessoa infectada pela ômicron e descarta que variante seja branda


Falhas da gestão e no sistema do SUS prejudicam avanço da vacinação no Brasil e deixa população vulnerável aos efeitos desconhecidos de novas cepas

Nesta segunda-feira (13),o Reino Unido confirmou a primeira morte de uma pessoa infectada pela varianteômicron desde que a cepa foi identificada por cientistas da África do Sul. Duranteuma entrevista coletiva para a imprensa, o premiê Boris Johnson chegou até aalertar que a ideia que a nova variante é mais branda deve ser descartada, poisa mesma já representa 40% das novas infecções diárias em Londres e deveresponder pela maioria dos casos nas próximas 24 horas.

Por outro lado, aqui noBrasil, a principal autoridade nacional, o presidente da República JairBolsonaro (PL), defende “escancarar as portas para todos entrarem no país”, sema necessidade da exibição do comprovante de vacinação, mesmo sabendo que cientistasalertam, inclusive, que o uso de máscaras será necessário por mais dois ou trêsanos, mesmo após a conclusão de todo processo de imunização. Como se nãobastasse tanta polêmica desnecessária, que só atrasam no avanço da campanha devacinação no país, o Presidente da República ainda insinua, sem provas, que háuma associação entre vacina contra Covid e suspeitas de embolia e trombose.

E, lamentavelmente, até oministro da Saúde, Marcelo Queiroga, “entrou nessa onda”, quando solta a “pérola”que manchou toda agenda positiva que vinha protagonizando para avançar acampanha de vacinação no país: “Melhor perder a vida que a liberdade”, disseQueiroga. Oh, Excelentíssimo sr. Ministro, não basta mais de 600 mil vidasperdidas? Não queremos e nem podemos chegar a 1 milhão de vidas ceifadas pelaCovid-19.

Felizmente, o SupremoTribunal Federal (STF), mais uma vez, derrubou mais um dos inúmeros “devaneios”do presidente Jair Bolsonaro. O ministro Luís Roberto Barroso, determinou nestesábado (11) a obrigatoriedade de comprovante do passaporte de vacina paraentrada no Brasil. Somente serão dispensados de apresentar o passaporte davacina aqueles dispensados por razões médicas ou quem venha de país em quecomprovadamente não haja imunizante disponível.

Coincidência ou não, comose não bastasse ser este um dos assuntos mais comentados durante a semanapassada e no final de semana, na última sexta-feira (10) o Ministério da Saúdeanunciou que o sistema que contabiliza a vacinação no país foi invadido por hackers,apagando o cartão de vacinação dos brasileiros. Isso só revela toda aineficácia, falta de segurança e vulnerabilidade desse sistema, mesmo que osdados já tenham sido recuperados.

E esse assunto não apenasrendeu “notícias negativas” como também prejudicou o avanço da vacinação nopaís.  Com o sistema fora do ar, muitasações voltadas para ampliar a imunização podem ter sido prejudicadas ou atémesmo inviabilizadas, principalmente nos municípios de pequeno porte. O que nãoaconteceu, aqui na capital do Piauí, por exemplo, porque a Fundação Municipalde Saúde (FMS) manteve as ações de vacinação drive thru, programadas  para a última sexta-feira (10), e, tambémmanteve no sábado o Dia D da Vacinação Covid em Teresina.  Segundo dados preliminares do órgão municipal,durante o dia D, foram aplicadas um total de 7.904 doses de vacina. Destas,7.164 foram do imunizante da Pfizer, 200 doses da Astrazeneca e 540 daCoronavac.

Mas para viabilizar asações, esse registro das vacinas teve que ser feito temporariamente em umsistema paralelo mantido pela própria FMS para situações de emergência.  O que vale ressaltar, é que nem todos os municípiosdo Piauí, inclusive do país, têm condições de viabilizar esse sistema paralelo.

E mesmo evitando a paralisaçãopor completo da vacinação, essa falha no sistema nacional  tornou a vacinação um pouco mais lenta, o quejá é complicado diante do início tardio da campanha de vacinação no país, comparadocom a velocidade de transmissão do vírus e do surgimento de novas cepas,inclusive com complicações ainda desconhecidas, como a ômicron. Precisamos é deixarde criar menos polêmicas desnecessárias, que só prejudicam o interesse e obem-estar da coletividade, e trabalhar mais para avançar, cada vez mais, naspróximas etapas da vacinação para salvar mais vidas.

 

Agendamentoda Janssen será aberto às 20h de hoje (13)

Será aberto hoje (13), às20h, o agendamento para a dose de reforço (segunda dose) da vacina da Janssen.A dose é destinada para pessoas que tomaram o imunizante em um intervalo mínimode 2 e máximo de seis meses, e pode ser marcada no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. Para evitar congestionamento do sistema, o agendamento acontece em três horários distintos. Às 16h, o sistemaabre para repescagem da primeira dose para o público em geral de 18 anos emais; às 18h, serão abertas vagas para segunda dose da vacina da Pfizer,voltada para pessoas com data marcada no cartão até 16 de janeiro – respeitandoo intervalo mínimo de três semanas entre primeira e segunda dose. Às 20h,inicia o agendamento para Janssen. Essas vagas de agendamento são para os dias14 a 17 de dezembro (terça a sexta-feira)

 

Atençãogestantes ou puérperas que tomaram a vacina da Janssen!

A coordenadora dacampanha de vacinação contra a Covid em Teresina, Emanuelle Dias, chama aatenção das mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual,estão gestantes ou puérperas. “Neste caso, elas deverão utilizar como dose dereforço o imunizante da Pfizer”, alerta.

 

Drivethru

Até sexta-feira (17),acontece ainda vacinação drive thru para os seguintes públicos: primeira dosepara pessoas de 12 anos e mais, dose de reforço para público em geral com cincomeses da última dose e 28 dias para imunossuprimidos) e segunda dose dasvacinas da Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas),Astrazeneca e Coronavac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas). Avacinação acontece das 9h às 17h em quatro locais: Terminal Zoobotânico,Terminal Buenos Aires, Terminal Livramento e Terminal Parque Piauí.

 


Mérito e reconhecimento  

O nosso queridíssimoprofessor de literatura Wellington Soares, que é um dos idealizadores do Salãodo Livro do Piauí (Salipi) e editor da Revista Revestrés, tem agora o seu nome “cravado”como um dos educadores do Brasil no novo Museu da Língua Portuguesa de SãoPaulo / Estação da Luz. “Quanta honra estar presente, como um dos educadores doBrasil, do novo Museu da Língua Portuguesa de São Paulo / Estação da Luz,inclusive recitando Cogito, de Torquato Neto, um dos cem melhores poemas daliteratura brasileira”. Além de estar muito feliz com a boa notícia, WellingtonSoares ainda recebeu uma mensagem especial do escritor eidealizador/organizador da Balada Literária em São Paulo, Marcelino Freire. “Eta,amigo, q emoção. Você faz parte do acervo permanente. Isso é lindo”. E é tambémmóvito de orgulho para todos os piauienses esse reconhecimento.

 


Tenente coronel Erisvaldo Viana


Trocade comando no litoral

A “onda” de violênciarelaciona à atuação de facções criminosas acabou influenciando a troca decomando da Polícia Militar no litoral.  Ocomandante geral da PM, coronel Lindomar Castilho, participa hoje (13) dasolenidade que marca as passagens de comando na sede do Segundo Batalhão daPolícia Militar (2º BPM) e na Companhia de Policiamento Turístico (Ciptur),sediada em Luís Correia. Na ocasião, o tenente coronel Erisvaldo Viana, queocupava o Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte, assume o comando do 2ºBPM, no lugar do também tenente coronel Antônio Pacífico. E o major Wilton, queocupava o cargo de subcomandante do batalhão Rone e já comandou o 8º Batalhãona capital (zona sudeste), substituirá o major Danilo Palhano no comando daCiptur.  Também tem experiência junto àForça Nacional de Segurança

 

Major Wilton


Crimesviolentos  

Só no último final desemana, foram registrados em 24 horas cinco homicídios em Parnaíba. Na últimasexta-feira (10) criminosos armados invadiram um “terreiro de umbanda” e matamtrês pessoas na Tenda Espírita São Raimundo Nonato 2º, no bairro Alto SantaMaria:  a idosa Maria Francisca daConceição Santos (79 anos), Joelson Mendes do Nascimento (37 anos) e FranciscoAlessandro Silva de Lima (39 anos), um dos homens era conhecido por “Foguinho.A Polícia Civil, sob o comando do delegado Regional da Polícia de Civil deParnaíba, Eduardo Ferreira, investiga a chacina, mas já adiantou que praticamenteé descartada" a questão da intolerância religiosa como motivação para ocrime. A principal suspeita é que os criminosos foram ao local atingir algummembro de facção criminosa rival.


Além desse crime, no sábado à noite (11) oex-sargento da Polícia Militar Tony da Conceição Araújo (49 anos) foi assassinadoa tiros na Avenida Pinheiro Machado, no bairro Piauí, em Parnaíba. Segundoinformações do 2º BPM, o ex-policial foi perseguido por dois homens em uma motocicleta,que efetuaram vários disparos de arma de fogo, acabou falecendo no local docrime. O ex-militar foi expulso da corporação em 2011, quando foi acusado derealizar um assalto a mão armada em um posto de combustíveis.

 

LuísCorreia e Cajueiro da Praia também merecem mais atenção dos novos comandantes

O nosso litoral, que já écarente de uma melhor infraestrutura para receber os turistas, exige mesmo umreforço urgente na segurança, para que o turismo não seja ainda maisprejudicado, principalmente agora com a aproximação das festas do final de ano,quando o nosso litoral é um dos destinos mais procurados, tanto agora como noperíodo do carnaval. E duas outras cidades também merecem uma atenção especialdos novos comandantes, Luís Correia e Cajueiro da Praia, ambas prejudicadaspela disputa do tráfico de drogas na região, sendo esta última ligada a outrodestino turístico importante, que é a cidade de Barra Grande.   

 


Incentivoao turismo em Parnaíba e na Rota das Emoções

E essa preocupação deveser ainda maior agora, depois da retomada dos voos que objetivam incentivar odesenvolvimento do turismo e incrementar a economia na região. No últimodomingo (12), a VOEPASS Linhas Aéreas iniciou suas operações nos destinosturísticos que compõe a Rota das Emoções: Parnaíba (Piauí) e Jericoacoara (CE).O voo inaugural de ontem marca o início das operações da empresa nessesdestinos turísticos. Segundo o presidente da VoePass, José Luiz Felício Filho, acompanhia acredita no desenvolvimento por meio do incentivo ao turismo regionale também aposta no setor para ajudar a diminuir a reclusão econômica ocasionadapela pandemia. “A gente já inicia com voos quase todos os dias, alguns dias dasemana temos dois voos diários para Teresina e também interligando toda a Rotadas Emoções, onde logo o aeroporto de Barreirinhas (MA) também estará pronto evamos poder interligar o Maranhão, tanto Barreirinhas quanto São Luís e tambémJericoacaora e Fortaleza”. Esses voos serão destinados para os destinosturísticos do Delta do Parnaíba, em Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, noCeará. Serão realizados a partir dos municípios de Teresina (PI) e Fortaleza(CE). Além do bilhete convencional, a companhia oferece a possibilidade dacompra do "Passaporte das Emoções" em todos os canais dedistribuições da empresa, que permite aos clientes a flexibilidade naprogramação da viagem tanto para data quanto para definição dos destinos.


 Fotos:Rômulo Piauilino / SEMCOM

 

Reaberturada Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina.

O prefeito de Teresina,Dr. Pessoa, se reuniu, nesta segunda-feira (13), com representantes daPrefeitura de Timon (MA) para discutir e acertar detalhes sobre a reabertura daRegião Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina. Na ocasião, ogestor da capital piauiense lembrou que, desde quando ainda era vereador, já eraum entusiasta e defensor da iniciativa, criada em 2002 com o objetivo dearticular e harmonizar as ações administrativas entre os seus integrantes.“Éuma metrópole que não pode ficar esfacelada. Precisamos trabalhar integrado comtodas as cidades envolvidas. Já estávamos pensando fortemente nessa tratativa,agora iremos começar esse trabalho”, garantiu Dr. Pessoa. A RIDE da GrandeTeresina é constituída pelos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras,Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí,Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina, União e Timon. Dentre as metas da Ride daGrande Teresina está a unificação de esforços nas áreas de infraestrutura,geração de emprego e capacitação profissional, bem como a dinamização econômicae provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escalaregional.

 

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login