Jovens têm até a próxima quarta (04) para tirar o título eleitoral

Votar é um ato de cidadania


Jovens têm até a próxima quarta (04) para tirar o título eleitoral

A próxima semana é decisiva para quem deseja emitir o títuloeleitoral para votar pela primeira vez nas eleições 2022. É que na próximaquarta-feira (4 de maio) encerra esse prazo.

E tem jovens orientando outros jovens a não perderem o prazo.Essa semana foi destaque na imprensa local e no site do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) o ato voluntário de uma estudante de Teresina, Dayane Coelho, 16 anos,que dá exemplo de solidariedade e cidadania ajudando jovens do bairro ondemora, no Parque Poti (zona sudeste) a tirar o título do eleitor no portal doTSE.

Segundo a matéria, tudo começou quando ela foi tirar opróprio título no Portal do TSE. “Eu sabia que era ano de eleição, então eu fuiatrás. Inicialmente, tive umas dificuldades para entender como fazer orequerimento. Mas, depois, vi que não era nada demais e que era rápido,demorava uma média de dez minutos. Percebi então que alguns jovens daqui nãotinham acesso à internet ou tinham dificuldades no processo. Foi aí que sentique eu poderia ajudar essas pessoas”, disse a jovem ao ser entrevistada.

O que ela nunca imaginou foi que essa simples atitude, deajudar esses jovens na emissão do título eleitoral, lá no comércio do pai, ganhariatanta repercussão a ponto de virar até meme na internet.  Além dos jovens do bairro, ela também ajudoujovens pela internet e até em outros bairros, como o Horto Florestal. Ela jácontabiliza mais de 100 títulos eleitorais, que vão fazer diferença nessaseleições porque é muito importante que esses jovens ajudem a participar dademocracia, contribuindo para escolha dos nossos representantes.   

No Brasil, o voto não é obrigatóriopara menores de 18 anos, sendo facultativo para jovens de 16 (que completa essaidade até a data da eleição-2 de outubro) e 17 anos. Mas votar é um ato decidadania, portanto, é importante que esses jovens comecem a exercer essacidadania desde cedo. Por isso, não deixem de tirar o título de eleitor.

 

Outras pendências que devem ser regularizadas 

Além de ser o último prazo para tiraro título eleitoral, quem quer votar nas Eleições Gerais de 2022 também deveficar atento para regularizar pendências, como atualização cadastral oupagamento de multas, esse prazo também encerra no dia 4 de maio. O processopode ser feito on-line pelo Portal do TSE, no menu “Autoatendimento doEleitor”, que reúne as funcionalidades da plataforma Título Net.

 


Imunização de professores e novos grupos contra a gripe

A Fundação Municipal de Saúde (FMS)informa que a partir da próxima quarta-feira (04), a campanha de vacinaçãocontra a influenza (gripe) inclui outros grupos além dos idosos e trabalhadoresda saúde. Os professores e as pessoas com comorbidades serão imunizados empostos drive thru, e as crianças e demais públicos-alvo serão recebidos nasUBS, de acordo com calendário divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

Nessa etapa, não serão vacinados todos os trabalhadores em educação

Os professores que trabalhem emTeresina serão vacinados na ADUFPI e UESPI Pirajá . “Importante frisar que,diferente da campanha da covid que contemplava trabalhadores da educação emgeral, a vacinação contra a gripe contempla apenas professores”, ressalta acoordenadora de vacinação em Teresina, Emanuelle Dias. Já as pessoas comcomorbidades devem procurar o Terminal Bela Vista, Terminal Livramento e o TerminalBuenos Aires, sendo que aquelas com 50 anos e mais nos dias 4 e 5 de maio e ascom 40 anos e mais nos dias 6 e 7 de maio.

 

Alerta vermelho para surto de Sarampo

Por conta da baixa cobertura vacinal,acentuada sobretudo no período da pandemia, há uma ameaça de surto de sarampono Piauí em outros estados do país. A própria secretaria estadual de Saúde játinha feito a alerta na semana passada, ao monitorar dois possíveis casos, deuma criança de dois anos e de um adulto, no município de São Miguel do Tapuio. Valeressaltar que neste sábado (30) acontece o Dia D de Vacinação contra Gripe (Influenza)e Sarampo em Teresina, foram abertas 30 salas de vacinas para imunizar criançasde seis meses a menores de cinco anos, no horário de 8 às 17h.

 

A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças na capital

A campanha de vacinação ficará ativadurante todo o mês de maio. Vale lembrar que as crianças do público alvo dacampanha devem receber uma dose de reforço da vacina do sarampo, independentese já tem duas doses. Essa campanha é parte do plano de contenção do surto desarampo que acontece em alguns estados do país, e tem por objetivo evitar queesta doença retorne. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de formaindiscriminada, independentemente da situação vacinal.

 

Ingressos falsificados para Altos x Flamengo

A polícia prendeu uma dupla vendendo ingressos falsificadosdo jogo Altos x Flamengo, que acontece nesse domingo, no Estádio Albertão. WesslleyOliveira Cardoso e Guilherme da Silva Araújo foram presos neste sábado pelocrime de falsificação de documento particular em uma lan house no bairroPromorar. No local foram apreendidos equipamentos usados na falsificação e maisde 200 ingressos falsificados. Portanto, além da compra de ingressossuperfaturados, quem não dormiu ou enfrentou longas filas nos postos de vendaconvencionais ainda corre o risco de não poder assistir aquela partida defutebol tão esperada, válida pela Copa do Brasil.  

 

HUT apresenta plano decontingência na saúde para jogo

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vinculado aFundação Municipal de Saúde (FMS), está preparado para a partida de futebolAltos x Flamengo/RJ que acontece neste domingo (01). De acordo com o Plano deAção, o HUT será destinado ao atendimento de urgência e emergência, se houvernecessidade. O plano de ação inicia a partir das 7h de domingo (01) e encerraàs 7h de segunda (02) e inclui reforço de profissionais nas equipes assistenciaisda urgência adulta e pediátrica, disponibilização de mais equipamentos e outrasmedidas para garantir rapidez e eficiência no socorro. Além das medidasinternas, o HUT manterá um canal direto com o corpo de bombeiros e o Serviço deAtendimento Móvel de Urgência (SAMU) para encaminhamento de vítimas no caso dealguma contingência. “O Hospital de Urgência de Teresina está preparado paraque todos os que tiverem necessidade sejam atendidos com rápida atuação emcasos de acidentes”, assegura Fábio Marcos de Sousa, diretor-geral do HUT.

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login