Nova variante ameaça festas de final de ano

A ômicron já foi detectada em cinco continentes e a OMS já alertou que essa nova variante do coronavírus representa “um risco muito elevado para o planeta”. Por isso, a recomendação é continuar se prevenindo para diminuir os riscos de transmissão e contág


Nova variante ameaça festas de final de ano

Quando a gente pensa que estávamos perto de vencer essapandemia, com o número de óbitos e de casos diminuindo, um percentual de 74,43%da população brasileira vacinada com a primeira dose e 62,25% dessa populaçãoimunizada com a segunda dose da vacina contra a Covid-19, aparece uma novapreocupação mundial: essa nova variante ômicron, oriunda da região sul daÁfrica, que tem alto risco global.  

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou nestasegunda-feira (29-11) que a nova variante do coronavírus representa “um risco muitoelevado para o planeta”, principalmente por conta das possibilidades de que acepa escape à proteção das vacinas disponíveis e tenha "vantagens" natransmissibilidade.

“Dependendo dessas características, é possível que hajasurtos futuros de Covid-19, que podem ter consequências graves, dependendo deuma série de fatores, incluindo os lugares onde esses picos podem ocorrer",é o que afirma o relatório técnico da organização.

Por conta disso, cidades onde já não era obrigatório o uso demáscara, como Nova York, já recomendam a volta dessa proteção individual. Antesbastava apresentar a carteirinha de vacinação. É o mundo retroagindo e se “curvando”novamente às variantes do coronavírus.

E isso representa novos prejuízos para a economia, inclusivepara um dos setores mais prejudicados com a pandemia, voltado para o setor detransporte aéreo, uma vez que ocorreu a suspensão de voos provenientes devários países da região afetada no continente africano.

Na última sexta-feira, a Holanda confirmou 13 casos davariante ômicron, depois de 61 passageiros chegarem da África do sul de voos deJoanesburgo e Cidade do Cabo infectados com a Covid-19. E é dessa forma quenovos casos vão surgindo, espalhando-se pelos países europeus, e pelo mundo. Anova variante do coronavírus já foi detectada em 5 continentes.

Israel foi o primeiro país a fechar as fronteiras contra ospaíses do sul da África, mesmo a OMS fazendo um apelo para que a comunidadeinternacional não isole os países africanos.  E assim ainda podemos demorar mais de doisanos para uma recuperação eficaz da economia, inclusive agora no final do ano,quando já estavam sendo programadas festas de natal e réveillon, a perda podeser enorme, inclusive no setor de turismo e hotelaria.     

Apesar de muitas incertezas e mesmo com esse temor das vacinasjá desenvolvidas não serem eficazes contra a nova variante, ainda não se sabese a mesma é muito letal, uma vez que a própria OMS disse que até o momento nãose registrou nenhuma morte associada à variante ômicron.  

Diante dessas incertezas, prevenir ainda é o melhor remédio,é preciso reduzir todo e qualquer risco de transmissibilidade e continuaradotando as medidas necessárias para prevenir a disseminação da nova variante,já divulgadas desde o início da pandemia, como o uso de máscara, álcool 70, evitaraglomerações, inclusive nas festas de final de ano, e manter o ambiente limpo ehigienizado.

 

Bares lotados na capital e sem fiscalização 

O Piauí ontem não registrou nenhum óbito por covid-19 , masnão é hora de relaxar, principalmente com a ameaça dessa nova variante. Aindaestamos muito aquém no que se refere à adoção de medidas de segurança maiseficazes para combater a transmissão do novo coronavírus e suas variantes. Em outrosEstados, por exemplo, têm repartições públicas exigindo o comprovante da vacinação.Aqui ainda não chegamos nesse nível, nem ao menos nos lugares de maioresriscos, que promovem aglomeração. Nesse final de semana basta passar pela entradade um bar na avenida jóquei Clube, na altura da Homero Castelo Branco, paracomprovar isso. Muitos jovens se aglomeram todo final de semana em uma fila enorme,sem máscara e o mínimo distanciamento. E o local sequer pede o uso de máscara,quanto mais o passaporte da vacina. E cadê, que tem fiscalização nessa hora?

 

Mais de 240 mil não foramreceber segunda dose no Piauí 

Até esta segunda-feira (29), foram aplicadas em todo o Piauí 4.540.740doses da vacina contra a Covid-19, sendo 2.463.797 de primeira dose, 1.874.798de segunda dose, 49.642 com dose única e 152.503 de terceira dose (dose dereforço). A informação está disponível no site http://www.saude.pi.gov.br/.

De acordo com os dados divulgados pela FioCruz, 240.376pessoas no Piauí já poderiam ter sido vacinadas, mas ainda não retornaram aospostos de saúde para completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Apesar daredução nos óbitos, o Piauí já soma 7.185 mortes e 331.371 de casos confirmadosda doença.

 


A 70⁰ Expoapi acontecea partir de domingo (05)

A 70⁰ Expoapi acontece entre os dias 5 e 12 de dezembro noParque de Exposições Dirceu Arcoverde. O evento será o primeiro teste para arealização de grandes eventos no Piauí, com a permissão da presença de 5 milpessoas. Esperamos que as pessoas tenham consciência e ocorra algumafiscalização. São 18 estados participantes e a expectativa é movimentar mais de40 milhões de reais em negócios, contribuindo com a revitalização da economialocal. O evento conta com shows musicais, leilões e concurso de animais, dentreos mais esperados estão os shows de César Menotti e Fabiano, Tierry, Zé Cantor,Mano Walter e Calcinha Preta. Hoje foi o lançamento do evento.


Governador quer agilidade na execução das obras 

O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (29) oEncontro de Gestores, objetivando fazer uma avaliação da gestão do ano eprojeções para 2022.

Durante o encontro, o governador Wellington Dias disse que aprioridade agora é a conclusão de obras que já estão em andamento. Ele ainda pediuo apoio de todos os gestores para destravar rapidamente a burocracia e agilizara execução dessas obras.  

 


Decreto com novasregras será publicado 

Durante o encontro, o governador confirmou que pediu para equiperevisar o último decreto publicado com novas medidas restritivas contra aCovid-19, a fim de que fique claro o que poderá funcionar ou não até o réveillon.Um dos itens que deve continuar no novo decreto que será publicado é quanto ao usode máscara, que continuará obrigatório.

 


Assis Brasil

A cultura piauiense está de luto com a partida de AssisBrasil, o renomado escritor piauiense, de Parnaíba, que tem mais de uma centenade obras escritas e publicadas. Recentemente, ele teve que ser submetido a umacirurgia ortopédica, depois de um acidente doméstico. Teve alta hospitalar,porém, quando estava em casa, no último domingo, passou mal devido a problemasrespiratórios, que evoluíram para o óbito, aos 93 anos.  O escritor deixa um importante legado paraliteratura piauiense e brasileira.

 






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login