Avanço na vacinação permite redução da média de mortes por Covid-19 no Brasil

Ontem foi registrada a menor média de óbito desde dezembro de 2020. Mas ainda é preciso adotar todos os cuidados necessários para que a doença não volte a assombrar

Foto: jornal da Record
Avanço na vacinação permite redução da média de mortes por Covid-19 no Brasil

Graças ao avanço da vacinação,o Brasil registrou ontem (5) a menor média de mortes por Covid-19 desdedezembro de 2020. Segundo dados do Consórcio Nacional de Imprensa, foram 257novas mortes nas últimas 24 horas, número menor do que o registrado no dia 16de novembro do ano passado, quando o país registrou 256 óbitos em 24 horas. Jáforam registrados 583.570 óbitos no país, desde o início da pandemia.

Os dados divulgados ontempelo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, também são similares,demonstram que o Brasil registrou, em 24 horas, 266 mortes e 12.915 novos casosde covid-19. Segundo esse boletim, foram registrados 20.890.779 de casosconfirmados da doença e 583.628 óbitos e há 19.862.438 casos de pessoas que serecuperaram da covid-19, o equivalente a 95,1% do total. Segundo o ministério,há ainda 444.713 casos em acompanhamento e 3.474 mortes em investigação. Atéontem, foi aplicado no Brasil um total de 200,71 milhões de doses da vacinacontra a Covid-19. Deste total, 134,13 milhões são de primeiras doses e 66,55milhões são de segundas doses ou doses únicas.

A média móvel de setedias divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também confirma que asmortes por Covid-19, mais uma vez, atingiram o menor patamar no ano de 2021.Ontem (5), foi registrada uma média diária de 617 óbitos, o menor nível desde28 de dezembro de 2020 (611 mortes). De acordo com a fundação, a média de ontemrepresenta um recuo de 21% na comparação com duas semanas antes. Já em relaçãoao mês anterior, a queda chegou a 30,4%. O pico de óbitos na pandemia decovid-19 no país foi registrado em 12 de abril, quando foi observada uma médiade 3.124 mortes, cinco vezes acima do número apresentado ontem pela Fiocruz.

E essa redução nonúmero de mortes tem atingido a maioria dos Estados brasileiros devido ao avançoda vacinação contra a Covid-19, a exemplo do Piauí, como demonstra o boletimepidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde divulgado ontem, que registra 68casos confirmados e 3 óbitos por Covid-19. No último sábado (5), foramregistrados 165 novos casos e 2 óbitos no Estado.

Mas ainda temos, atéontem (5), 181 leitos ocupados para atendimento de pacientes com Covid-19,sendo 95 em leitos clínicos, 77 em UTI´s e 9 em leitos de estabilização. Jáocorreram quase 7 mil óbitos no Estado (6.959) por conta da doença, em 223municípios piauienses.

 

Maisagendamento: agora para quem tem 22 a 18 anos

A Fundação Municipal deSaúde (FMS) de Teresina montou um calendário de 06 a 10 de setembro paraagendamentos de primeiras e segundas doses da vacinação Covid-19. Hoje, 06, às18 horas abrirá agendamento para faixa etária de 22 anos.

Amanhã, 07, às 18horas, as pessoas de 21 anos poderão agendar a primeira dose da vacina. Dia 8serão contempladas duas faixas etárias no agendamento: às 16 horas, jovens de20 anos e às 18 horas os de 19 anos. Os de 18 anos poderão agendar a vacina nodia 09, às 18 horas. Dia 10 serão abertos agendamentos de segunda dose para pessoascom data no cartão de vacina até dia 19 de setembro.

 

Medidasrestritivas até 12 de setembro

O novo decretopublicado ontem pelo governo do Estado mantém medidas restritivas no período de6 a 12 de setembro. Entre as medidas sanitárias, ficam suspensas todas asatividades que gerem aglomeração, bem como eventos culturais, boates, casas deshows ou quaisquer atividades festivas público ou privadas, com ou sem acobrança de ingressos. Os bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracasde praia e estabelecimentos similares, como lojas de conveniência e depósito debebidas, podem funcionar até às 01h. No entanto, não podem realizarconfraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração, dentro doestabelecimento ou no seu entorno. O decreto também proíbe a circulação depessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas avias públicas, no horário compreendido entre 2h e 5h.

 

Passaporteda vacina

Para estimular avacinação contra a Covid-19, em breve, será obrigatório exibir o passaporte davacina para ingresso em eventos e acesso a locais de uso coletivo no Piauí, aexemplo de academias, estádios, ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus,galerias, exposições de artes, além de convenções e conferências. Essedocumento servirá de comprovante de vacinação para ingresso em todo oPiauí.  Segundo o secretário estadual deSaúde, Florentino Neto, está sendo preparado um decreto, que será assinado pelogovernador Wellington Dias, para detalhar os eventos que serão exigidos apresentaro referido documento e a partir de qual data irá começa a valer.  A previsão é que essa obrigatoriedade tenhainício a partir de outubro.

 

Aglomeraçõescontinuam nos bares da capital

O Ministério Público doPiauí, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, já obteve uma decisãoliminar, confirmada na sentença do dia 31 de agosto, expedida juiz da 1a varada Fazenda Pública, para proibir eventos de grandes aglomerações de pessoas edeterminar ao município de Teresina que exerça o poder de polícia para ocumprimento da legislação sanitária. Inclusive na última sexta-feira (3), oórgão promoveu audiência para tratar das aglomerações em estabelecimentos e arealização de festas na capital no período da pandemia, porém só o que se viuno último final de semana na capital foram cenas de aglomerações,principalmente nos bares da zona leste.

 

Sópara lembrar

Não custa nada lembrar,que o Piauí tem apenas 35,41% da população adulta completamente contra a Covid-19.Esse percentual representa aproximadamente 832 mil pessoas, nos 224 municípiospiauienses. Segundo ainda constam informações do Sistema de Informação doPrograma Nacional de Imunização (SI-PNI), o Piauí tem uma cobertura superior a60% relacionada à aplicação da primeira dose da vacina em todas as faixas etáriasacima de 25 anos. Então, como nem todo mundo tá imunizado ou completamenteimunizado, o melhor mesmo é se cuidar porque o povo aqui tá igual aos jogadoresdo time da Argentina, achando que podem tudo, até “entrar em campo” sem cumprirquarentena.  

 

Notade pesar pelo falecimento do Dr. Benedito Borges

Meus sentimentos aosfamiliares, amigos e colegas de trabalho do médico ginecologista e mastologistaBenedito Borges da Silva, 71 anos, que faleceu nesta segunda-feira (06), vítimade complicações ocasionadas pela Covid-19. Dr. Benedito dirigiu o maior hospitalpúblico do Estado, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), coordenou a clínicaginecológica do mesmo hospital e foi chefe do ambulatório de mastologia. Tambémera professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e foi coordenador do Mestradode Ciências e Saúde da instituição. O médico estava internado no Hospital SãoMarcos desde o mês de julho, no último domingo o quadro de saúde dele piorou eacabou não resistindo. “É uma perda irreparável. Vai deixar uma lacuna muitogrande em nossas vidas. No mundo acadêmico e no HGV, foi um médico que tantotinha cuidado com os pacientes. Dedicou sua vida à medicina e tinha verdadeiroamor ao Getúlio Vargas”, destacou o atual diretor-geral do hospital, OsvaldoMendes.

 

Concursopúblico

O IBAMA autorizou arealização de concurso público para o preenchimento de 568 vagas, sendo 432para nível médio e o ICMBIO com 171 vagas, sendo 110 para nível médio!

 

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login