Defesa Civil reforça planos de preservação para período chuvoso em Teresina
Gerente operacional detalha ações de monitoramento e alerta população sobre áreas de risco e atitudes preventivas
Marcos Rolf, Gerente Operacional da Defesa Civil de Teresina - Foto: Kauan Sousa/Teresina Diário O Programa Entrevista desta quinta-feira (18), recebeu o Gerente Operacional da Defesa Civil de Teresina, Marcos Rolf, que apresentou os planos de prevenção adotados pelo município para o período chuvoso. O bate-papo foi realizado no espaço Senses do Gran Hotel, parceiro do portal Teresina Diário e mediado pela jornalista Lívia Barradas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é que o período chuvoso tenha início a partir da segunda quinzena de dezembro. Diante disso, a Defesa Civil de Teresina intensificou as ações de monitoramento e prevenção em toda a capital.
Segundo Marcos Rolf, o órgão trabalha com um plano de ação e um plano de contingência, que orienta as equipes para a previsão de chuvas no fim do ano. Ele destacou que a atuação integrada é fundamental para a segurança da população.
"Temos uma equipe unida e preparada para qualquer emergência. Possuímos um plano de contingência e um plano de ação para monitorar as regiões mais vulneráveis", afirmou.
Assista a entrevista completa abaixo.
O Gerente explicou ainda que, o município possui 56 áreas de risco, conforme o mapeamento realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o que gera preocupação constante para a Defesa Civil. Segundo ele, a localização do órgão contribui para uma resposta mais rápida em situações de emergência.
"Nossa equipe fica localizada bem no centro de Teresina, o que facilita a locomoção rápida até o local da ocorrência", pontuou.
O especialista também alertou os moradores que vivem em áreas de risco geológico, como regiões suscetíveis a alagamentos, deslizamentos e enchentes. Ele reforçou que a Defesa Civil fez um monitoramento desses lugares e que o trabalho é realizado de forma conjunta com as SDU’s, Fundação Municipal de Saúde, Águas de Teresina, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
"Muita gente reside em áreas de córrego e isso nos preocupa. Por isso, estamos unidos para, em caso de emergência, proteger a integridade física da população", destacou.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
Orientações à população
Marcos Rolf finalizou a entrevista alertando sobre os trotes direcionados à Defesa Civil, ressaltando que esse tipo de atitude compromete o atendimento de ocorrências reais. "Pedimos à população que não faça trote para a Defesa Civil, isso prejudica diretamente nosso trabalho", disse.
Além disso, o gerente operacional reforçou a importância de não descartar entulhos em bueiros, prática que contribui para alagamentos em período chuvoso. "Alertamos à população que não jogue lixo em bueiros", finalizou.
Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta a população que utilize o número 199, para relatar a ocorrência.






