Secretário de Planejamento projeta entrega de obras e investimentos até o fim do mandato de Rafael Fonteles
Em entrevista, Washington Bonfim destaca avanços em áreas estratégicas, metas para 2026 e mudanças no Orçamento Participativo Digital
Washington Bonfim, secretário de Planejamento do Piauí - Foto: Kauan Sousa/Teresina Diário O Programa Entrevista desta quinta-feira (15), recebeu o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, que detalhou os planos da pasta para o último ano do mandato do governador Rafael Fonteles. Além disso, o gestor explicou o planejamento dos investimentos previstos no Orçamento Participativo Digital (OPA). O bate-papo foi realizado no espaço Senses do Gran Hotel, parceiro do portal Teresina Diário e mediado pelo jornalista Bruno Paz.
Durante a entrevista, Washington Bonfim avaliou o planejamento executado pelo Governo do Estado ao longo dos últimos três anos e afirmou que os compromissos assumidos em áreas estratégicas foram cumpridos.
"Tivemos grandes destaques ao longo dos três anos de mandato. Na saúde, houve redução na fila de espera para procedimentos cirúrgicos. Na educação, teve a continuidade nas reformas das escolas e a introdução da disciplina de Inteligência Artificial na grade curricular dos alunos. Na segurança pública, registramos a queda no número de casos de homicídios. Na infraestrutura, tivemos melhorias nas rodovias do estado", destacou.
Assista a entrevista completa abaixo.
O secretário projetou metas que devem ser concluídas até o fim do atual mandato. Entre elas, a ampliação dos investimentos em pavimentação das vias de todos os municípios do estado.
"Temos metas a cumprir na área urbana dos municípios. Vamos dar continuidade à pavimentação das vias do estado e já contamos com investimentos garantidos para isso", afirmou.
Outra meta citada foi a conclusão das obras do Porto de Luís Correia. Segundo o secretário, o governo pretende iniciar as operações do equipamento e já mantém diálogo com empresas interessadas em se instalar no local, com foco na geração de emprego e renda.
"É uma grande obra, que demanda tempo. Mas já temos parcerias com empresas do setor de fertilizantes, de exportação de minério de ferro e também com a organização do terminal pesqueiro", explicou.
O secretário confirmou ainda que a gestão estadual vai focar nas entregas de obras até o fim do primeiro semestre de 2026, em cumprimento a uma determinação do governador.
"É uma orientação do governador para que foquemos nas entregas de obras em andamentos até o final do semestre, antes dos 90 dias que antecedem as eleições", disse.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
Orçamento Participativo Digital (OPA)
O Orçamento Participativo Digital é uma iniciativa do Governo do Piauí que permite à população indicar prioridades para aplicação de recursos públicos. Para este ano, o secretário anunciou mudanças no processo.
"Ainda este mês será lançada a primeira etapa, que consiste no cadastramento das entidades, com um prazo maior para inscrição. Em março ocorre o cadastramento das propostas e, em junho, a votação para definir as obras, conforme o cronograma que será apresentado ao governador", finalizou.





