Magno Pires

Rafael na (Catedral) Igreja, na Assembleia e no Palácio


Rafael na (Catedral) Igreja, na Assembleia e no Palácio

Estava presente à Missa de Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora das Dores pela eleição vitoriosa ao Governo do Piauí do matemático e físico Rafael Fonteles, premiado no Brasil e no Exterior. Foram momentos de grande alegria e emoção. Ritual secular da Igreja Católica que sempre nos imprime e nos impõe respeito e muita satisfação pessoal.

A Catedral estava lotada de crentes em Deus e/ou os fiéis que praticam os postulados que nos são ensinados por séculos pelos diáconos, padres, Bispos, arcebispos e papas.

A cerimônia é um feito cheio de amor, crença e emoção que nos repassa muita fé e esperança. E a convicção e certeza de que o Senhor Deus permanece em nossa vida, no nosso corpo e no nosso espírito.

A cerimônia é um espetáculo de muito amor! O Arcebispo a conduz como líder em nome de Deus e extremamente compenetrado de sua incontestável religiosidade que transmite aos fiéis a segurança de que naquele ato nada é improvisado, mas fundamentado e sedimentado na história inconteste de Cristo que subsiste às adversidades interpostas pelos críticos descrentes e ímpios.

O Arcebispo adentra à Catedral revestido da sua insuspeita e contrita crença em Jesus e representante máxima da Igreja naquele ato. E a acompanhar o arcebispo os auxiliares na execução do ato religioso e todos carregando nas fisionomias um sentimento telúrico e com certeza atávica da responsabilidade de abençoar em nome de Deus a eleição vitoriosa de Rafael Fonteles como futuro Chefe do Poder Executivo do Piauí.

Falou o Arcebispo em Nome da Igreja, o padre Tony Batista para saudar Rafael Fonteles em discurso relato-familiar-histórico que emocionou pelo invulgar conteúdo; o jornalista Tony Trindade, contritamente emocionado, para saudar o Vice-Governador eleito Themístocles Sampaio, e o fez com amor e conhecedor da personalidade de Themístocles. E o discurso de Rafael também de agradecimento pela eleição vitoriosa aos presentes e destacando áreas relevantes da gestão pública que terão prioridades no seu Governo. Especialmente os vulneráveis e pobres. Aliás, o Governador eleito sempre ressalta este aspecto de sua futura administração.

A Igreja estava repleta de pessoas pobres. Observei este aspecto com muita equidade porque dali, necessariamente, sairia uma manifestação minha na imprensa.

E Rafael na Assembleia Legislativa teve uma recepção extraordinária.  Bombástica!... talvez a maior da história para um Governador recém eleito. Era um público que representava todos os traços sociais da sociedade piauiense. E aí têm-se logo a impressão de que toda a sociedade do Estado, em sua unanimidade, passado o evento eleitoral, abraçou seu governador, os seus programas, projetos e planos de Governo. Ali a sua liderança impôs-se favoravelmente ao Estado que passa a dirigir a partir de hoje. Ali viu-se também o caráter de um complexo social que espera de Rafael um Governo que atenderá às demandas sociais em todos os setores. Viu-se também, como ele próprio fala, que governará para todos os piauienses. É a democracia que impõe esse ditame, o qual Rafael adota e defende com veemência.

Themístocles relata sua história de vida. Recorda os vários anos como Presidente da Assembleia Legislativa. Disserta o que construiu em benefício do Povo e do Estado. Enumera que instalou a Rádio e TV Assembleia. Ergueu uma Igreja. Que atendeu, dentro do possível, todas as demandas dos deputados. Criou a Escola do Legislativo. E, no final, falou da família, dos filhos e dos netos; Que está deixando a Assembleia, mas deixa o filho como legado e deputado estadual. Agradeceu aos presentes, especialmente aos deputados o apoio recebido de todos. E, por fim, agradeceu, também a Deus, a sobrevivência de um derrame que foi acometido. Agora será Vice-governador para trabalhar muito mais pelo Piauí; Juntamente com o Governador Rafael Fonteles.

E, agora, o Rafael no Palácio Karnak: uma multidão lhe esperava. Carros estacionados em todas as ruas, avenidas e logradouros. E admiradores em pé também em todos esses recintos públicos. No Palácio Karnak muitos sentados e outros em pe. Uma multidão aglomerada esperando para ouvir não só o professor, matemático, físico e químico, premiado no Brasil e no exterior, mas para ouvir o líder surgente e emergente, sempre sorridente, satisfeito, e com coragem e determinação querendo governar o Piauí e o seu povo cheio de fé e esperança e crente em Deus e nos Santos. E também de fé na Igreja de Deus onde formatou toda a sua religiosidade sob orientação dos pais amados.

A multidão contrita e esperando o líder Rafael falar praticamente de improviso porque às vezes consultava o discurso escrito e/ou as anotações. E sempre agradecendo o povo, ao ex-Governador e Senador e Ministro Wellington Dias e a fervorosa e determinada Regina Sousa. Novamente repete o apoio aos vulneráveis e mais necessitados e fala em educação, saúde, infraestrutura, etc.

E, em seguida, fala a Governadora Regina Souza, que se despede; falou no que fez e no que deixou de fazer; criticou os orçamentos sem dinheiro... e dinheiro sem orçamento. Recordou passagens de seu Governo e o fato de não poder atender a todas as demandas requeridas pela sociedade. Disse que vai continuar trabalhando com o Rafael, agora o nosso líder. Ressaltou o trabalho de Wellington, ex-Governador e Ministro de Estado.

Este meu trabalho é um pouco do que anotei, observando os discursos do Arcebispo, Rafael, Themístocles, Padre Tony, jornalista Tony Trindade, Regina Sousa nas solenidades de posse do Governador Rafael Fonteles.

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.









LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login