Magno Pires

Mãe Baia e Mãe Delaide

@Ilustração
Mãe Baia e Mãe Delaide

Duas pessoas de corações grandiosos. Bondosos. Compreensíveis.

Mãe e filha pareciam as duas no mesmo corpo. Tinham a mesmaconduta. Alegres! Não havia tempo ruim. Sempre dispostas para o trabalho,Incansáveis. Não se cansavam. Eram também mães de leite. Sempre moraramem Monte Alegre. Nunca deixaram a companhia de papai e mamãe. Estavampresentes em todos os atos e eventos da Fazenda. Nunca foram ausentes.Sempre presentes. E os seus corpos estão enterrados no cemitério daFazenda Monte Alegre.

Manduca e Assis eram filhos da mãe Delaide e os dois os nossosamigos de infância, na Fazenda Monte Alegre... Lembranças da infância sãoinesquecíveis.

Também filhos de mãe Delaide e padrinho Chico Grosso a Conceição,a Bidô e a Edite todos de nossa convivência na Fazenda.

Essas reminiscências de fatos, de passagens e pessoal da Fazendanão deixam de ficar cravadas na nossa consciência, no nosso corpo, na nossaalma e no nosso espírito. E, talvez, mais que tudo isso, no nosso dia a dia,embora passados tanto tempo. São fatos, atos e passagens pretéritos.

Estas muitas memórias da Fazenda Monte Alegre serão lidas porcentenas de pessoas, de vários Estados; e terão em Batalha os seus leitoresmais numerosos, conquanto é o local mais populoso do cenário onde acontecetoda a trama do livro.

Ademais, estas memórias, certamente serão as únicas de um livro, defilho de Batalha, que descreve com amplitude histórica, mas sem paixão,porém, com muita emoção, as histórias, as passagens, os atos, os fatos, asocorrências, os registros políticos de cidadãos, sem caracterizar e/ou moldarintimidades e intrigas intercorrentes entre mulheres e homens, que sóaborrecem às famílias lançadas na cosmovisão.

O trecho e/ou cenário onde se desenrola toda a trama das memóriasdispersas no tempo, é parcialmente conhecido de muitos dos que haverão deler estas memórias; entretanto, isso não as desmerece.

Não faço, entretanto, memórias para leitura difícil. Elas estão cravadasna nossa história, por isso mesmo, mais fáceis de compreendê-las e entendêlas. Estou escrevendo um livro fácil para todos entenderem. É compreensível.

O compadre Gonçalo e sua esposa Maria Alice são de nosso tempo deinfância. Crescemos juntos na adolescência. Outro amigo espetacular!

Compadre Gonçalo trabalhou muito tempo como auxiliar do compadreCazuza. E com a saída de Cazuza, que deixou a Fazenda Monte Alegre,Gonçalo assumiu o pastorei do gado de Monte Alegre. Homem sério, honesto emuito trabalhador. Incansável na sua atividade. Não parava. Estava sempreexecutando alguma demanda e/ou tarefa. Também deixou de trabalhar naFazenda Monte Alegre e foi morar na sua Fazenda Pé da Ladeira (?), ondecriou gado, ovinos, caprinos, porcos, muita galinha. E os seus familiarescontinuam lá.

Fixou-se na Fazenda Pé da Ladeira onde montou uma vacaria, levandoo leite para vender em Esperantina.

A saída de Compadre Cazuza e de Gonçalo da Fazenda Monte Alegreeram previsíveis e se materializariam a qualquer momento; Justamente porqueo gado diminuiu muito e os dois virem reduzidos os seus ganhos e/ou rendas,pois as partilhas das crias eram muito pequenas, já que o gado diminuiubastante.

O papai chegou a ferrar 250 bezerros na Fazenda, entretanto, com osinvernos fracos e o período de estiagem muitos prolongados e os pastospoucos devido a falta de chuva, a produção de crias foi drasticamente reduzida,inviabilizando os trabalhos do compadre Cazuza e Gonçalo.

A redução dos rebanhos das Fazendas tradicionais era previsível pelaausência de sucessão, carência da mão de obra; modernização do setoragropecuário; melhoria na gestão e o êxodo dos trabalhadores do campo àcidade.

Portanto, diante dos fatores acima relatados, da repercussão e reduçãoda quantidade do inverno etc., etc., os vaqueiros antigos, das grandesfazendas, como os do Monte Alegre, abandonaram os seus patrões e/ougrandes criadores; e Monte Alegre não seria diferente. E voltar àquelasatividades intensas do passado é impossível.

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto deÁguas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, ExSecretário de Administração do Piauí e expresidente da Fundação CEPRO, advogadoda União (aposentado), professor, jornalista eex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hojeAMBEV) por 32 anos consecutivos.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login