Comemorações do 7 de Setembro: “Independência ou Morte?”

É lamentável que as comemorações do feriado de 7 de Setembro tenham mudado para pior em todo país. Ao invés de festejarmos os 199 anos da Independência do Brasil, estamos mais preocupados em garantir a segurança de quem faz manifestação contra ou a favor

Reprodução/Unsplash
Comemorações do 7 de Setembro: “Independência ou Morte?”

Na próxima terça-feira,7 de setembro, é comemorado o Dia da Independência do Brasil, mas, infelizmentehoje essa data é aguardada até com um certo receio, por medo de que ocorraalgum confronto entre os apoiadores do Governo Bolsonaro e os que não aprovam agestão do Presidente da República.

A data agora é lembradamais pelo reforço do policiamento em função das manifestações previstas para oferiado do Dia da Independência do que pela lembrança daquele dia 7 de setembrode 1822, às margens do rio Ipiranga (atual cidade de São Paulo), quando o entãopríncipe regente Dom Pedro (depois aclamado e corado como o Imperador do Brasil,Dom Pedro I) gritou "independência ou morte", consolidando o fim doPeríodo Colonial brasileiro. É lamentável o “dane-se esse momento importantepara a nação e para a memória coletiva do brasileiro”.


Muito diferente do meutempo, quando a gente esperava ansiosamente por esse dia para assistir ouparticipar do desfile (cívico militar) das tropas e das escolas na avenida FreiSerafim, era essa a nossa forma de comemorar a Independência do Brasil e enaltecero nosso amor à Pátria. E na capital do país então, quando o povo adorava ver asexibições acrobáticas dos aviões da Esquadrilha da Fumaça e o desfile demembros das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Que saudade dessaépoca! E as crianças então...


Era para festejarmosagora em 2021 os 199 anos que o Brasil deixou de ser colônia de Portugal, quemarca o início da nossa trajetória como nação independente, e também seria uma dataimportante para comemorarmos uma melhora nos efeitos devastadores da pandemia,com a queda do número de caso e de óbitos. Pelo menos acho que, mesmo não seconcretizando, estes continuam sendo os desejos de quem verdadeiramente tem amorà Pátria.

Só nos resta torcer paraque essas manifestações sejam pelo menos pacíficas e, já que não em comemoraçãoà independência do Brasil, que representem pelo menos um momento de luta pelareal democracia, prevista na Constituição Federal, a fim de que o nosso paísnão retroceda e siga trilhando o caminho da ordem, do progresso e dodesenvolvimento. E viva a nossa Pátria amada Brasil!

 

Importânciado Piauí na luta pela Independência

Falar do Dia da Pátria étambém momento de não esquecer da importância do Piauí nesse processo deindependência do Brasil, sobretudo em 1823, tanto pela importância da regiãopara a manutenção do império colonial português na América, como pela intensamobilização político-social e militar da Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 demarço de 1823. Este foi evento marcante da adesão do Piauí à independência doBrasil, é essa batalha que simboliza de fato a resistência da população local àdominação portuguesa.

 

Foto: Marcos Corrêa/PR


Éinoportuno e desnecessário alimentar conflito entre os Poderes

Ontem, durante discursopara apoiadores quando participou da cerimônia da assinatura de contrato deconcessão da Ferrovia Integração Oeste Leste, em Tanhuçu (BA), o presidente daRepública, Jair Bolsonaro (sem partido), chegou a declarar em tom ameaçador, massem revelar nomes, que as manifestações do 7 de setembro são um “ultimato” adois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso só contribuiu paraacentuar ainda mais a crise entre os Poderes e não resolve os problemas que opaís precisa enfrentar.

 

“Orecado de vocês nas ruas será um ultimato”

“Não podemos admitirque uma ou duas pessoas, usando da força do poder, queiram dar outro rumo aonosso país. Essas uma ou duas pessoas precisam entender os seu lugar. O recadode vocês nas ruas, na próxima terça-feira, será um ultimato para essas duaspessoas. Curvem-se à Constituição, respeitem a nossa liberdade e entendam quevocês dois estão no caminho errado, porque sempre há tempo de se redimir”,disse o presidente Bolsonaro.

 


Jefferson Rudy / Agência Senado


Apenaso Senado pode decidir sobre impeachment

Apesar da empolgação, nãocusta nada lembrar que, legalmente, qualquer impeachment contra ministros doSupremo não depende da vontade do Presidente da República e nem será definida porqualquer tipo de manifestação, inclusive a do 7 de setembro, e sim por meio deuma decisão do Senado Federal. Basta lembrar da derrota do governo federal emrelação ao pedido de abertura de impeachment contra o ministro Alexandre deMoraes, que foi rejeitado pelo presidente do Congresso Nacional, RodrigoPacheco (DEM-MG).

 

Manifestaçõesem Brasília

Em Brasília, haverádois espaços para manifestações: os pró-governo ficarão na Esplanada dosMinistérios; enquanto os que são contra o governo serão colocados noestacionamento da Torre de TV, ao lado da Praça das Fontes. Às 10 horas esseúltimo grupo segue em caminhada até o Memorial dos Povos Indígenas.

 

Manifestaçõesem Teresina

Aqui em Teresina aCentral Única dos Trabalhadores do Piauí (CUT-PI) promoverá o Grito dos Excluídos,a partir das 8h, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí, na avenidaMarechal Castelo Branco. Já o movimento em prol do presidente Bolsonaro inicia emTeresina, às 16h, no Posto Texano, localizado na Avenida Zequinha Freire, nobairro Santa Isabel (zona leste), depois segue pela avenida João XXIII,passando pela Ponte Estaiada e pelo 25 BC (Batalhão do Exército Brasileiro). Oevento é organizado pelo Grupo B38 e Movimento Piauí nas Ruas.

 

Outrascidades realizam movimentos políticos

Segundo o presidenteestadual do partido Patriotas, Maior Diego Melo, além da capital, as manifestaçõesem prol da “democracia” também devem acontecer em mais cinco cidades, nointerior do Piauí: Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Corrente e Pedro II.


Puniçãopara militares que participarem de atos políticos 

Pelo menos oito Estadosjá manifestaram punir os policiais militares (PMs) que participarem demanifestações no feriado  de 7 deSetembro: São Paulo, (João Doria), Amazonas (Wilson Lima), Bahia  (Rui Costa), Espírito Santo (Renato Casagrande),Maranhão (Flávio Dino), Paraíba (João Azevedo), Piauí (Wellington Dias) eRoraima (Antonio Denarium).

 


MP-PIcobra ação para coibir aglomerações na capital

Depois do Centro deOperações Emergenciais (COE) alertar sobre o aumento de casos da Covid-19 emTeresina, o Ministério Público do Piauí (MP-PI) cobrou, na última sexta-feira(03), ações efetivas para coibir festas clandestinas e eventos que desrespeitemo decreto estadual. “Nós insistimos que o poder de polícia da VigilânciaSanitária precisa ser cumprido fielmente, mas não basta só isso, outros órgãosdo estado e do município precisam fazer o seu papel e é por isso que nósexigimos que esses órgãos também integrem essa discussão e será realizada umanova discussão, mais ampla, para fazer valer o que consta na lei”, explica o titularda 29º Promotoria de Justiça de Teresina, Eny Pontes,

 


Aumentode casos da Covid em Teresina

Segundo o boletimepidemiológico divulgado pelo COE nesta semana, subiu em 34% a positividade dostestes RT-PCR realizados, que indicam a contaminação do vírus. Também aumentoude 11% para 23% e a demanda por eles, chegando a 116% de uma semana para outra.E de acordo com dados da 34ª Semana Epidemiológica, que correspondente à semanado dia 22 a 28 de agosto, no intervalo de sete dias, ocorreu um aumento em 17%das internações por Covid-19. Além disso, o índice que detecta atransmissibilidade do vírus da Covid subiu para mais de 1%, quando o ideal éque esse valor esteja abaixo de 1%.

 






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login