Magno Pires

GOVERNADOR WD FARÁ O SEU SUCESSOR – (II)

Rafael Fonteles
GOVERNADOR WD FARÁ O SEU SUCESSOR – (II)

Ointeligente e preparado Secretário da Fazenda e presidente do Confaz – ConselhoNacional dos Secretários da Fazenda (do Brasil), Rafael Fonteles, já está narua como o eventual candidato do PT e dos partidos coligados ao Governo doEstado. E, com muito fôlego, coragem e determinação percorrendo de Norte ao Suldo Estado. Rafael tem uma característica importantíssima: tem vontade e querser Governador e trabalha com este objetivo. E age como se já estivesseaprovado pelo seu partido e a coligação e com o apoio fundamental e essencialda Vice-governadora Regina Souza – a peça essencial no evento eleitoral de 22.E Rafael só será eleito com esse embasamento político impostergável de Regina,mas compreendo que ela não será entreve à eleição de Rafael, embora podendo sercandidata também, entretanto, Regina obedece a orientação partidária, desde queseja também; considerada em toda essa história. Contudo, ninguém queira fazê-lade maria vai com as outras!... Ela jamais se prestará a esse papel e quem maissabe disso é o Governador Wellington amigo de longa data de Regina. E sabe doseu caráter, da sua conduta, da sua capacidade de interação, negociação,conciliação, transação política e reconciliação. E mais que isso: de suapersonalidade.



Portanto, entendo eu, se Rafael estána rua se articulando, muito bem, com vereadores, prefeitos, deputados federaise estaduais, com lideranças, é porque terá tido uma conversa prolongada e sensatacom Regina. Pois, ninguém é mais imprescindível ao evento eleitoral de 22 queRegina, posto que, o Chefe do Poder Executivo Estadual, no período eleitoral,pois assumirá com a saída de Wellington.

          

  Dentro desse cenário, acimarelatado, o Governador Wellington Dias fará o seu sucessor e deverá ser RafaelFonteles; bem assim Wellington se elegerá Senador e será eventual candidato aogoverno estadual em 26.

          

  E as oposições? As oposiçõesperderam o apoio do ex-governador Wilson Martins (PSB) que se reintegrou àcoligação do Governador até pouco tempo distanciados.

          

 O suicídio prematuro, trágico elamentável de Firmino Filho (PSDB) também desfalcou profundamente as oposições;ficando Sílvio mendes, também do PSDB, para reorganizar o partido e liderá-lo.Mas Firmino era o proeminente líder do partido, embora sem projeção no interiordo Estado.

         

   Entretanto, com a eleição de Dr.Pessoa, o PSDB minguará na Capital aliado à morte de Firmino.

         

   O Dr. Pessoa é um líder populistaque liderou as eleições na Prefeitura com as suas danças de gafieira, traçocomum e indelével de sua vida partidária e foi o fato preponderante na suavitória. Embora a aliança com o deputado Themístocles e o presidente da CâmaraMunicipal, vereador Jeová Alencar.


O povo humilde gosta intensamente de Pessoa.E essa intercorrência de sua vida política partidária é o principal instrumentode sua vida política para ganhar uma eleição. Ninguém o suplanta, talvez oprefeito de Parnaíba, Mão Santa, com o mesmo estilo, também populista.


E o Senador Ciro? Ciro é o maior líder dasoposições no Piauí. E ter assumido a Chefia da Casa Civil da Presidência daRepública o fortalece mais ainda. E, nesse cargo, Ciro ainda é candidato aoGoverno do Estado? Entendo como pouco provável. Deixar o certo pelo duvidoso,não é a conduta pragmática do político. Ser Governador do Piauí, dependerá deuma eleição difícil e o candidato do Palácio de Karnak está à frente, e muito,de Ciro. E é muito forte. É um desejo que se aliará a uma luta tremenda paravencer o Poder Executivo, ainda que seja Regina Souza no comando do estado.


Ciro tem uma multidão de prefeitos aliados aoseu partido – O Progressistas. Ter o apoio de vários prefeitos só me lembro daeleição de Mão Santa, em 94, com apenas quatro prefeitos, incluindo Wall Ferrazde Teresina, e Átila Lira com a maioria de apoio dos prefeitos. Quase todosabandonaram Átila e aderiram Mão Santa, sendo este o vencedor no 2º turno.


Rafael Fonteles não terá o apoio do prefeitode Parnaíba, Mão Santa, porque este não apoiará candidatos petistas. E o Dr.Pessoa ficará com quem? Como filiado ao MDB e por cuja legenda foi eleito,deverá apoiar Rafael; pois, o MDB, poderá indicar o Vice na eleição majoritáriade 22, com o apoio irrestrito do Senador Marcelo Castro (MDB); embora o deputadoJúlio César (PSD), muito forte, esteja na briga postulando ser Vice de Rafael.


Como já registrei em trabalhos passados,elegendo-se Rafael, como tudo indica, o PT estará no Comando da PolíticaPartidária do Piauí até 2026, quando o Governador Wellington Dias, como Senadorda República, eleito em 22, disputará a Chefia do Poder Executivo Estadual parasubstituir Rafael Fonteles, e ser Governador do Piauí pela quinta vez.


Evidente que há uma insatisfação de algunsprefeitos e lideranças com Wellington Dias por conta de promessas eleitoraisnão cumpridas; entretanto, ultimamente, o Secretário Rafael está liberando volumeconsiderável de recursos para a construção de obras, especialmente nas áreas desaneamento (águas e esgotos) e calçamento, além de estradas quando faz amanutenção e preservação. E isso está melhorando sensivelmente os índices dereclamações dos prefeitos, vereadores e lideranças do interior. É a imagem deRafael que está se agigantando como eventual candidato a Governador. É o seudesempenho que melhora.

 

MAGNO PIRES, Ex-Secretário deAdministração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União(aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista(hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login