• Teresina, 28/06/2022
  • Tempo Hoje: 25° | 25°

UFPI e Fundação Quixote realizam lançamento da 20ª edição do SaLiPi

O momento contou com a presença do homenageado da edição, professor Cineas Santos.

Foto: Lourrany Meneses/Teresina Diário
UFPI e Fundação Quixote realizam lançamento da 20ª edição do SaLiPi

Lançamento da 20ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi)

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí, o lançamento da 20ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). O momento contou com a presença do homenageado da edição, professor Cineas Santos.

O presidente da Fundação, Kássio Gomes, apresentou para todos presentes parte da programação do evento e falou sobre a importância de homenagear o professor piauiense. “O Cineas ele deu para o Piauí toda a sua vida, ele entregou-se de corpo e alma a esse Estado, e ele sempre apostou na inteligência do Piauí, e criou o Seminário Língua Viva e nós não poderíamos deixar de homenagear alguém que tanto deu ao Piauí. Dessa forma nós decidimos que a 20ª edição seria em homenagem a ele por tudo que ele já fez pelo Piauí, então ficamos muito felizes em poder homenagear alguém que cria o evento”, disse o presidente da Fundação Dom Quixote, Kássio Gomes.



O evento será realizado entre os dias 03 e 12 de junho no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em uma parceria entre a UFPI e Fundação Dom Quixote. “É uma alegria enorme porque nós estamos cumprindo o nosso papel, a universidade além do compromisso de ensinar e de aprender, ela tem também que está em sintonia com a sociedade, então se a gente abre esse espaço para as pessoas aqui é algo muito importante”, disse o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo.

O professor Cineas Santos, falou da felicidade de ser homenageado este ano. “Há coisas que nascem pra dar certo, mesmo por vias tortuosas. O salão do livro só deu certo porque o público adornou-se dele. O salão é do povo, o salão é do Piauí, e esse gesto de carinho dos meus parceiros e amigos me deixou feliz e comovido, há uma enorme alegria poder de alguma forma está participando mais uma vez dessa festa agora como homenageado”, disse o professor.


A temática abordada nesta edição do SaLiPi é “Ler é descobrir o mundo com palavras”. O evento vai também nesta edição integrar o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil.

O deputado estadual, Fábio Novo, esteve no lançamento e falou da expectativa para o SaLiPi deste ano. “Acredito que esse ano teremos um grande salão e um grande homenageado professor Cineas Santos que nesses 20 anos foi um dos professores que idealizou, lutou e pelejou para que esse evento hoje seja uma das grandes referencias culturais do Piauí”, disse.

“É um momento de muita emoção porque nós estamos retomando os grandes eventos dois anos depois de pandemia. A cultura foi o setor que mais sofreu, eu tive o prazer com o secretário de ajudar a mais uma realização desse grande salão que agora completa sua vigésima edição e esse ano já temos também recursos garantidos para outros salões: o salão do livro de Parnaíba, o salão do livro de Valença e o salão do livro de Bom Jesus”, finalizou o deputado.

Até o momento, atrações de níveis nacional e internacional, como a youtuber Rita Von Hunty, o escritor angolano José Eduardo Agualusa e a escritora Thalita Rebouças, já estão confirmadas.



LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco