UFPI e Fundação Quixote realizam lançamento da 20ª edição do SaLiPi

O momento contou com a presença do homenageado da edição, professor Cineas Santos.

Fonte: Lourrany Meneses/Teresina Diário
UFPI e Fundação Quixote realizam lançamento da 20ª edição do SaLiPi Lançamento da 20ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi)

 

Aconteceu na manhãdesta quarta-feira (18), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal doPiauí, o lançamento da 20ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). Omomento contou com a presença do homenageado da edição, professor CineasSantos.

O presidente daFundação, Kássio Gomes, apresentou para todos presentes parte da programação doevento e falou sobre a importância de homenagear o professor piauiense. “O Cineas ele deu para o Piauí toda a sua vida, ele entregou-se decorpo e alma a esse Estado, e ele sempre apostou na inteligência do Piauí, ecriou o Seminário Língua Viva e nós não poderíamos deixar de homenagear alguém quetanto deu ao Piauí. Dessa forma nós decidimos que a 20ª edição seria emhomenagem a ele por tudo que ele já fez pelo Piauí, então ficamos muito felizesem poder homenagear alguém que cria o evento”, disse o presidente da FundaçãoDom Quixote, Kássio Gomes.



O evento serárealizado entre os dias 03 e 12 de junho no Espaço Rosa dos Ventos, na UniversidadeFederal do Piauí (UFPI), em uma parceria entre a UFPI e Fundação Dom Quixote. “Éuma alegria enorme porque nós estamos cumprindo o nosso papel, a universidadealém do compromisso de ensinar e de aprender, ela tem também que está emsintonia com a sociedade, então se a gente abre esse espaço para as pessoas aquié algo muito importante”, disse o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo.

O professor CineasSantos, falou da felicidade de ser homenageado este ano. “Há coisas que nascempra dar certo, mesmo por vias tortuosas. O salão do livro só deu certo porque opúblico adornou-se dele. O salão é do povo, o salão é do Piauí, e esse gesto decarinho dos meus parceiros e amigos me deixou feliz e comovido, há uma enormealegria poder de alguma forma está participando mais uma vez dessa festa agoracomo homenageado”, disse o professor.


A temática abordadanesta edição do SaLiPi é “Ler é descobrir o mundo com palavras”. O evento vaitambém nesta edição integrar o circuito cultural das principais Feiras eBienais de Livros do Brasil.

O deputadoestadual, Fábio Novo, esteve no lançamento e falou da expectativa para o SaLiPideste ano. “Acredito que esse ano teremos um grande salão e um grandehomenageado professor Cineas Santos que nesses 20 anos foi um dos professoresque idealizou, lutou e pelejou para que esse evento hoje seja uma das grandes referenciasculturais do Piauí”, disse.

“É um momento demuita emoção porque nós estamos retomando os grandes eventos dois anos depoisde pandemia. A cultura foi o setor que mais sofreu, eu tive o prazer com osecretário de ajudar a mais uma realização desse grande salão que agoracompleta sua vigésima edição e esse ano já temos também recursos garantidospara outros salões: o salão do livro de Parnaíba, o salão do livro de Valença eo salão do livro de Bom Jesus”, finalizou o deputado.

Até o momento, atraçõesde níveis nacional e internacional, como a youtuber Rita Von Hunty, o escritorangolano José Eduardo Agualusa e a escritora Thalita Rebouças, já estãoconfirmadas.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login