Profissional fala sobre os benefícios de aprender um novo idioma

Ao Papo Aberto TD, a professora de idiomas falou ainda sobre suas experiências na Alemanha e muito mais


Profissional fala sobre os benefícios de aprender um novo idioma Professora MIra Monteiro / fotos: Bruno Paz - Teresina Diário

Aprender um novo idioma é essencial para quem busca diferentes oportunidades na carreira profissional ou acadêmica. Mas em determinadas situações, apenas conhecer o básico de uma nova língua não é o bastante para se destacar. É preciso um domínio completo do idioma, além da comprovação através de diferentes tipos de certificações.

Para falar sobre a importância de ter outro idioma e contar sobre suas experiências na Alemanha e como docente, o Papo Aberto TD recebeu a professora Mira Monteiro.

"Você aprender um idioma, acima de tudo é um crescimento pessoal. Quando aprendemos um segundo idioma a gente não aprende só palavras, formar frases e se comunicar, a gente aprende sobre a cultura de vários países diferentes dos nossos, tem a oportunidade de se conectar com pessoas e começa a entender melhor por que as pessoas agem daquela maneira diferente da sua", destaca a profissional.

Papo Aberto TD: apresentador Pedro Silva e a professora Mira Monteiro

Diferentemente do senso comum, os benefícios vão além da possibilidade de comunicação em um outro idioma, diferencial valorizado ao se buscar um emprego ou vivências fora do país.

"Hoje o mundo está muito conectado, não somente se você almeja trabalhar fora do país ou em uma multinacional, mas se planeja trabalhar no Brasil, as empresas dão maior credibilidade para quem fala um segundo idioma, ela passa mais credibilidade e segurança. Ali a empresa entende que sabia que você é uma pessoa interessada, comprometida, pois você almeja algo a mais", esclarece.


Um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) publicado no OneTodayNews, a melhor idade para começar a aprender um novo idioma é por volta dos 10 anos. O estudo também indica que as habilidades para aprender um novo idioma funcionam a todo vapor até os 18 anos. No entanto, alguns acreditam que o ideal é começar cedo, aprender enquanto a mente é jovem e as coisas mais fáceis de entender, tese em que a professora acredita.

"Não há limite de idade para começar a estudar outro idioma, mas quanto mais cedo começar, melhor. Aos pais, que têm a oportunidade de colocar seu filho na escola de idiomas a partir de três anos, fica algo mais natural e pode aprender a língua nativa e outro idioma. Quanto mais cedo melhor, mas não há limites", encoraja.

Ainda no Papo Aberto TD, a Mira Monteiro, falou sobre sua vivência quando morou na Alemanha e sobre a transição entre arquitetura, seu primeiro curso, para docente de idiomas.

A íntegra do bate-papo você acompanha no videocast e no Spotify Papo Aberto TD - abaixo.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login