Dia do Rio
Os rios são mais que a calha que visualizamos, são uma rede que nutre a terra, como capilares e artérias nutrem o corpo.
Vidas dependem de ecossistema em equilíbrio, para desenvolvimento da agricultura, fornecimento de energia, abastecimento público. Os rios são fontes de vida, sustento para a biodiversidade e para a sociedade.
A geopolítica para conservação dos rios e recursos hídricos no Piauí conhece 12 (doze) bacias, que são vitais para a natureza e para o desenvolvimento humano.
O cenário hoje é preocupante para nossos rios: suas nascentes desaparecendo, os trechos rurais em soterramento pela destruição da mata ciliar, os urbanos com toneladas de lixo e excrementos a inundar suas calhas.
Nós, os arquitetos do desenlace, não conseguimos enxergar os efeitos de nossas ações desenfreadas.
Vidas, águas, agricultura e economia são vetores que, em harmonia, alavancam o desenvolvimento; em contrário, preparam um ambiente catastrófico.
As terras nutridas pelas águas do Parnaíba me forjaram e, feitas seu filho por nascimento e leis, tornam-me guardião de seus mananciais.
No exercício da cidadania, convoco os gestores e a sociedade civil à defesa contínua de nossos rios, que há muito agonizam. Ausência de água é ausência de vida.
Benjamim Pessoa Vale, 24/11/2025
Médico, Empreendedor Social


