Katya D'Angelles

Litígio Piauí e Ceará pode ser debatido nos municípios


Litígio Piauí e Ceará pode ser debatido nos municípios

O deputado estadual Dr. Gil Carlos (PT) quer a realização deaudiências públicas nas cidades envolvidas no processo de litígio territorialdo Piauí e Ceará. A questão que deve ir a plenário do STF (Supremo Tribunal Federal)envolve uma população de 25 mil pessoas, 136 localidades e 4 distritoscearenses. O laudo pericial do Exército sobre a questão já foi concluído. Os técnicose as procuradorias dos dois estados agora devem analisar o resultado dolevantamento e passar a faze de apresentação das contestações. As datas para arealização das audiências ainda serão definidas pela Comissão de EstudosTerritoriais da Assembleia.


Posse
Foi realizada hoje a solenidade de posse solene dosdesembargadores Sebastião Ribeiro Marins e Ricardo Gentil Eulálio Dantas noscargos de presidente de vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Os doisirão conduzir o processo eleitoral de 2024.


Teto do gasto
A expectativa é de que o teto de gasto e campanha para elegerum vereador em Teresina é de R$ 300 mil. Na eleição de 2020 esse teto ficou emcerca de R$ 208 mil. 


Quociente eleitoral
O cálculo para e eleição de um vereador em Teresina está emtorno de 4 mil votos e para o partido de 15 mil votos. Os partidos e pré-candidatostem feito cálculos para a organização das chapas. Grande a a capacidade devotação dos nomes que ultrapassam essa média e que não foram aceitos nos partidos.A tarefa de acomodação ficou a carga das lideranças partidárias, leia-se donosdos partidos. Muitos tiveram que aceitar a permanência e a chegada de nomes queirão prejudicar planos que vinham sendo traçado.


Reajuste
O percentual de reajuste dos professores municipais continua gerando polêmica.O reajuste de 20% proposto pelos vereadores, através de emenda, é inexequível eo percentual proposto pela gestão municipal foi de 5%. O prefeito vetou aemenda e o veto do prefeito foi mantido pelos próprios vereadores. Vinte porcento de reajuste é um valor que nem o Governo do Estado consegue implantar,por outro lado encaminhar projeto sem sequer ouvir a categoria também não é aconduta adequada ao gestor. A rede municipal ainda está em greve.


Polícia militar
Aposentadoria do comandante geral da Polícia Militar doPiauí, Scheiwann Lopes, já é dada como certa. Ele que tem 52 anos ingressou cedona corporação.


Futebol
O ministro dos Esportes, André Fufuca, acompanhou a final docampeonato piauiense realizada este final de semana no estádio Albertão. Eleestava ao lado do deputado federal Júlio Arcoverde do Progressistas. O governadorRafael Fonteles também acompanhou o jogo entre Altos e Parnahyba, no qual oAltos se consagrou campeão.


Fogo amigo
Mais uma vez o senador piauiense e ministro do DesenvolvimentoSocial está sendo vítima de fogo amigo para fritura. De parte do centrão e departe do próprio PT, o ministro tem enfrentado sucessivas crises para saída da pasta,mesmo apresentando resultados como a saída de mais de 13 milhões de brasileirosda situação de vulnerabilidade alimentar. O nome cotado para substituir opiauiense é o de Tereza Campelo  do PT oque aumenta as desconfianças de que na verdade não é o presidente Lula que estáinsatisfeito com a gestão de W. Dias.


Transparência
Tanto da parte do STF quanto da parte da plataforma X, Twiiter,falta transparência sobre a gestão das contas e quantidade de processos pararetirada do ar de contas envolvidas nos ataques de 8 de janeiro. O ministroAlexandre de Moraes

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login