Katya D'Angelles

Cidades do agro aprovam Lula, mas reprovam a gestão estadual


Cidades do agro aprovam Lula, mas reprovam a gestão estadual

Dos 100 municípios brasileiros com maior Valor Bruto deProdução (VBP) Agropecuária, Jair Bolsonaro encerrou o 1º turno das eleiçõespresidenciais à frente em 75. O Piauí tem três municípios nessa lista, Baixa Grandedo Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí. Nas duas cidades o ex-presidente Lulavenceu no 1º turno com larga vantagem. Em Baixa Grande do Ribeiro petista ficou com 69,06%  dos votos contra com 26,9% e em Uruçuí foram68,73% dos votos para Lula contra 26,41 para Bolsonaro. Em Ribeiro Gonçalves,Lula teve 74,62% e Bolsonaro teve 21,34% dos votos no primeiro turno.


Rafael perde em duas das três cidades de maior produção
Já nadisputa pelo Governo a diferença entre Silvio Mendes e Rafael Fonteles não foitão grande. Silvio levou a melhor em duas das três cidades. Em RibeiroGonçalves, Silvio levou mais de 50% dos votos, em Uruçuí venceu com 52% dos votos, mas em Baixa Grande do Ribeiro, Rafael obteve vitória com 55,32% dosvotos.  No caso de Uruçuí o destaqueainda é maior porque o prefeito Wagner Coelho tem sua gestão bem avaliada e seengajou na campanha pela eleição tanto de Silvio Mendes (União Brasil) como nareeleição do presidente Jair Bolsonaro.  

Nacionais
Ciro Nogueira, presidente nacional do PP esteve reunido em São Paulo com acúpula do partido no Estado. Ciro é o coordenador da campanha de reeleição dopresidente Jair Bolsonaro(PL). Já o senador eleito, Wellington Dias (PT),também esteve em São Paulo como participante da coordenação da campanha dopetista, o ex-presidente  Lula.

Conclusão
A Justiça Eleitoral concluir a apuração total dos votos do primeiro turno daseleições ocorrido no último domingo (2). Segundo os dados da Justiça Eleitoral,79% dos 156 milhões de brasileiros aptos a votar foram as urnas e 32 milhõesnão compareceram.

Iniciantes
A Assembleia Legislativa do Piauí terá na próxima legislatura quatro deputadas,sendo duas de primeiro mandato. Uma renovação de 75% para a legislatura queinicia em 2023. As duas novatas são Bárbara do Firmino e Gracinha Mão Santa
,ambas do PP. A deputada Ana Paula volta ao legislativo após passar umalegislatura afastada mandato pela decisão de apoiar Zé Santana. 

Aposentadoria
Foi realizada ontem a última sessão solene do Tribunal de Justiça do Piauí coma presença do desembargador Francisco Paes Landim, que irá se aposentar. Ele émembro da Corte desde 2008. A vaga ocupada pelo desembargador pertence ao 5ºConstitucional, indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí.

Municipalista
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a defender asemendas de relator e afirmou que esse instrumento orçamentário acabou com ochamado “toma lá dá cá” na relação entre Executivo e Legislativo. Segundo Lira, o Congresso aprovou uma nova rubrica orçamentária que identifica e rastreiapara onde os recursos foram encaminhados. Para Lira, é um erro chamar oorçamento de secreto, trata-se de um orçamento municipalista que atende àsnecessidades mais urgentes da população.

Orçamento
Senadores, deputados, comissões permanentes e bancadas estaduais têm até o dia20 de outubro para sugerir emendas ao projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA)de 2023. O prazo começou no último sábado (1º) na Comissão Mista de Orçamento(CMO). As emendas individuais e coletivas podem alterar despesas e receitasindicadas no texto original (PLN 32/2022), enviado em agosto pelo PoderExecutivo.

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login