Katya D'Angelles

Câmara Municipal;sem briga por mandato, mas nem tanto


Câmara Municipal;sem briga por mandato, mas nem tanto


O suplente de vereador do PSD, Alisson Pego, parece que seráo único a contestar o direito de assumir o mandato do colega que mudou departido. Nesse caso está no alvo o vereador Antonio José Lira, que deixou o PSDe foi para Republicanos assumindo vaga na Câmara de Teresina. Allysson Pego, que é liderança política ligada ao deputado estadual Georgiano Neto e ao deputado federal Júlio César, presidente do PSD no Piauí, jáingressou na Justiça Eleitoral. 

Harmonia

Nestes casos de mudança de partido podem contestar o direitodo suplemente assumir o partido, o Ministério Público Eleitoral e o suplenteseguinte imediato que é o caso de Allysson. Outras mudanças como a de AntonioJosé Lira para assumir vaga ocorreram, a exemplo do PSL, que perdeu o vereadorLuís André e Zé Filho, mas a saída foi harmônica e sem contestações. 

Filiações

Dois prefeitos se filiaram ao Partido dos Trabalhadores paraapoiar a pré-candidatura de Rafael Fonteles (PT) ao Governo. O prefeito de BomPrincípio, Lucas Moraes, deixa o Democracia Cristá, e o prefeito de Colônia doPiauí, Selindo Moura, deixa o PL para integrar o time do PT.

Não foi em BG

O ex-governador Wellington Dias (PT) esteve no casamento doex-presidente Lula (PT) em São Paulo. A praia de Barra Grande no Piauí chegou aser cogitada como cenário para o casamento do petista, mas além de algunsconvidados o Nordeste se fez representado no vestido usado por Rosangela Silva.O figurino muito elogiado coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúbados Batistas, uma cidade da região de Seridó, no Rio Grande do Norte.

Chuvas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) aMedida Provisória 1092/21, que abre crédito extraordinário de R$ 700 milhõespara o Ministério da Cidadania atender regiões brasileiras afetadas pelasfortes chuvas de dezembro. A MP será enviada ao Senado. Em Teresina, o prefeitoDe. Pessoa (Republicanos) já afirmou por várias vezes que a ajuda das gestõesfederal e estadual para o problema dos desabrigados por causa da chuva nãochegou à Prefeitura da capital.

Cidadania

O produtor Tiago Junqueira receberá neste sábado, 21, otítulo de cidadania piauiense. A honraria proposta pelo deputado JúlioArcoverde (PP) será entregue em uma solenidade realizada na fazenda do produtorno município de Regeneração e vai concentrar muitas autoridades.

Terceira via, o imbróglio

Como era esperado a decisão do PSDB, MDB e Cidadania sobreuma possível candidatura única de terceira via foi adiada mesmo depois doresultado da pesquisa interna, que apontou a preferência da senadora SimoneTebet do MDB. O ex-governador de São Paulo, João Dória, não pretende desistirdo resultado das prévias tucanas que o apontaram como pré-candidato do partido.Por isso, a decisão que seria informada nesta quarta-feira18, foi adiada para apróxima terça-feira,23.

Embate

A situação sucessória no Governo de Alagoas revela asconsequências do voto que muitas vezes nem os Políticos, nem os eleitorescalculam ser possíveis. Artur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados,perdeu o páreo para Renan Calheiros (MDB) que apoiava a eleição indireta dodeputado estadual Paulo Dantas (MDB) pela Assembleia Legislativa de Alagoaspara governar o estado até janeiro. Lira apoiava Davi Maia (UB), segundocolocado.

Mandato tampão

O ex-governador Renan Filho (MDB) renunciou em abril para secandidatar ao Senado, o vice Luciano Barbosa deixará o cargo em 2020 ao seeleger prefeito de Arapiraca, e o presidente da Assembleia, Marcelo Victor(MDB) recusou-se a assumir o governo, o que impediria sua candidatura àreeleição. 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login