Campelo Filho

A guerra entre Rússia e Ucrânia e o papel da sociedade civil global

A guerra entre Rússia e Ucrânia, direta ou indiretamente, afeta praticamente todos os países e toda a população mundial

@Reprodução
A guerra entre Rússia e Ucrânia e o papel da sociedade civil global

Omundo está às voltas hoje com a guerra entre Rússia e Ucrânia, representando omaior risco para a manutenção da paz mundial desde a 2ª Grande Guerra. Nessesentido, a globalização tem se mostrado um importante elemento de força parapreservação dessa paz. É que os países, assim como suas respectivas populações,não estão mais isolados no mundo, apartados por uma fronteira geográfica, poruma economia interna fechada ou mesmo por uma cultura específica. De fato, astecnologias de informação e comunicação são mais difundidas do que aeletricidade, atingindo mais de três bilhões dos sete bilhões de pessoas domundo (Hilbert, 2012).

Segundoartigo publicado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2018, o volume dedados no mundo havia aumentado exponencialmente e que, segundo algumasestimativas, 90% dos dados no mundo haviam sido criados nos últimos dois anos,projetando-se um aumento de 40% ao ano, considerando que a capacidade mundialde armazenamento de informações praticamente tem dobrado a cada 40 meses desdea década de 1980.

Comtodo desenvolvimento dessa comunicação global, a integração entre as pessoasaliada à própria globalização econômica fez com que elas (pessoas) não fossemmais consideradas, mesmo por si mesmas, como pertencentes a um único edeterminado espaço geográfico, a uma única nação ou mesmo a um único povo. Seestes aspectos forem somados à evolução e expansão do conceito de direitoshumanos, todos, indistintamente, passaram a ser qualificados unicamente comoseres humanos detentores de direitos fundamentais, como o direito à vida e àliberdade.

Nessesentir, podemos afirmar que guerra entre Rússia e Ucrânia, direta ouindiretamente, afeta praticamente todos os países e toda a população mundial,não ficando circunscrita apenas aos dois territórios que estão em conflitoarmado direto. Basta observar o papel das redes sociais e o envolvimento damídia e das pessoas, de forma coletiva ou individualmente, que têm seposicionado sobre esse conflito, exigindo de seus respectivos governos açõespara que a paz volte a reinar. A pressão da sociedade civil contra a guerra,inclusive por parte da população da própria Rússia, tem sido bastante incisiva,enquanto a população civil da Ucrânia, do outro lado, também está a pegar emarmas para proteger seu país.

Aexpressão sociedade civil global já tem sido defendida como uma nova percepçãodo mundo, estimulada por movimentos transnacionais, pacifistas, ecológicos etc.O conceito de sociedade civil global (Keane, 2003) envolve a noção de sociedade civil mundial, partindo do idealkantiano de uma governança global, e de sociedadeinternacional, que por sua vez compreende a organização do mundo em umaorganização de Estados Soberanos, em que pese se diferenciar destes quanto aoconteúdo. Assinala Keane, a existência de três forças que têm impulsionado aglobalização da sociedade civil: a cidadania,o atual sistema de mercado e os organismos estatais e interestatais e odireito internacional, que terminam por oferecer um marco regulatóriofavorável ao desenvolvimento e fortalecimento de uma sociedade civil global enérgica. (Keane, 2003).

Aguerra entre Rússia e Ucrânia e o risco que ela trouxe para a paz mundial, emesmo para a existência do planeta Terra, mostra que a sociedade civil globalprecisa fortalecer-se ainda mais, atuar ainda mais, estar mais presente, e issosignifica que todos, indistintamente, possuem um papel muito importante.Significa que o individualismo não mais pode existir, porque impossível seestar sozinho no mundo globalizado; e impossível não se importar com as mortese destruição provocadas pela guerra, pois são vidas humanas que se perdem semqualquer motivação lógica-racional.

Asociedade civil global precisa ser cada vez mais consciente de seu papel naluta contra as ideologias perniciosas, na defesa do Estado Democrático deDireito, no combate à corrupção em todas as esferas, e na luta por um mundomelhor para se viver, sob pena dessa guerra abrir um precedente tão absurdoquanto o que foi aberto pela aceitação da propaganda da Alemanha nazistapós-primeira Grande Guerra. O final todos sabem: a maior tragédia humanitáriada história. Não podemos acreditar que isso ainda possa ser possível em ummundo globalizado como o que se vive hoje.   


Campelo Filho - Mestre e Doutor em Direito. Pósdoutorando pelaUniversità Mediterranea di Reggio Calábria- Itália. Professor da Escolada Magistratura do Estado do Piauí. Advogado empresarial.Conferencista. Autor de livros e artigos científicos.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login