Campelo Filho

A OAB PIAUÍ E SEU PROTAGONISMO SOCIAL – 89 ANOS DE HISTÓRIA


A OAB PIAUÍ E SEU PROTAGONISMO SOCIAL – 89 ANOS DE HISTÓRIA

Há89 anos, mais precisamente em 25 de Abril de 1932, era instalado o ConselhoSeccional Piauiense da Ordem dos Advogados. Desde então, a Ordem tem realizadoum importante trabalho na defesa das advogadas e dos advogados piauienses,cumprindo fielmente a sua missão enquanto órgão de classe. A OAB Piauí tem idomais além, pois, transcendendo a luta pela disciplina, pelos direitos e pelamanutenção das prerrogativas da categoria profissional que representa,tornou-se importante e essencial instrumento de defesa do Estado Democrático deDireito e da própria sociedade. Não custa lembrar que ainda nas décadas de 1960e 1970, o então presidente Celso Barros Coelho se posicionouabertamente contra os Atos Institucionais. A Ordem no Piauí também foi vanguardista, posto que ainda em 1992 teve a primeiramulher a presidir uma Seccional da OAB no país, a professora Fides Angélica deC. V. Mendes Ommati, até hoje uma das maiores referências para as milhares deadvogadas e advogados que compõem o quadro da Instituição no estado.


O protagonismo social da OAB Piauí ao longo destesanos tem sido fundamental para o próprio desenvolvimento e proteção dasociedade, estando ela presente em diversos momentos importantes da história doestado, como no combate ao crimeorganizado, época em que era presidida por Nelson Nery Costa.


Numasociedade cada vez mais complexa como a atual, com problemas os mais variadospossíveis, onde os direitos fundamentais sociais devem ser garantidos peloEstado, conforme previsão constitucional, a OAB Piauí, como entidadefundamental à realização da Justiça, como defensora da Democracia e do cidadão,tem tido uma direta atuação, lutando para que desmandos contra a cidadania nãosejam perpetrados. Por isso é preciso frisar o importante papel que as comissõesda OAB desempenham, advogadas e advogados que doam sua força de trabalho e seutempo para lutar pelos direitos sociais.


Épor isso que os advogados saem às ruas e lutam incondicionalmente pela defesa epelo respeito à dignidade da pessoa humana. É por isso que a OAB Piauí vemampliando sempre sua atuação. É por isso que possui várias comissões temáticasatuando em defesa de inúmeras causas que são importantes na sociedade, como adefesa da mulher, da criança, do idoso, do meio ambiente, da segurança pública,da proteção às vítimas de violência, dos direitos dos trabalhadores, doconsumidor e do próprio advogado, para citar apenas estas. Não há como nãoressaltar a luta da OAB, através das advogadas e advogados que compõem asComissões e que galgam cada dia mais o seu verdadeiro espaço no cenário sociale político, sem olvidar da proteção dos advogados e sem deixar de lutar pelorespeito às prerrogativas que são afeitas à tão bela quanto nobre profissão.


Mais uma vez aproveito essa data para parabenizarnão apenas à OAB em si, mas a todas as advogadas e todos os advogados que afazem. Quero, assim, enaltecer o profissional advogado, que empunha a bandeirada advocacia como algo próprio e que é inerente à sua própria condição de “ser”na sociedade. Efetivamente, quem advoga como profissão, como algo que épeculiar à sua existência, é (e deve ser) o maior símbolo da instituição que orepresenta como entidade de classe.


Comojá frisei em outra oportunidade, a OAB é uma importante instituição social, namedida em que é o instrumento objetivo de defesa da cidadania e da democracia,não se limitando a defender os interesses da categoria que representa, sendoeste um aspecto que ninguém pode negar, e por isso mesmo que a considero comosendo o mais importante órgão de classe do país.


A OAB representa todos os profissionais, advogadas eadvogados, que saem de suas casas todos os dias para exercerem um mister nobre,sobremodo importante para a sociedade, e que o fazem com honradez e com muitoesforço. É por essa razão que exalto aqui também, para celebrar o aniversárioda OAB no Piauí, as advogadas e advogados que a fazem e que a dignificam.


Tambémjá disse outrora que são os advogados, homens e mulheres trabalhadoras, que emdefesa dos direitos dos cidadãos, da Constituição e do Estado Democrático deDireito, batalham nos balcões dos fóruns, nas salas de audiências e nastribunas dos Tribunais. Os mesmos que são pais e mães de família, e que tambémdão expedientes em seus escritórios (muitas vezes no próprio lar), mas que nãodesanimam e acreditam no poder da justiça e na sua essencialidade para aexistência de um mundo melhor e mais digno.


Nesse dia em que se celebram os 89 anos da OAB noPiauí, pois, aproveito para parabenizar a seccional através dos milhares deadvogadas e advogados que a honram e a enobrecem. E se a OAB chegou até aqui éporque foram eles (advogadas e advogados) que a construíram, direta ouindiretamente, com muito trabalho e, acima de tudo, amor pela profissão.


Campelo Filho - Mestre e Doutor em Direito. Pós-doutorando pela Università Mediterranea di Reggio Calábria- Itália. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Piauí. Advogado empresarial. Conferencista. Autor de livros e artigos científicos. 

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login