Secretário de Segurança destaca que não houve registro de feminicídio durante o Carnaval no Piauí
Os dados divulgados nesta quinta-feira (19) apresentam redução nos principais indicadores da criminalidade
Antônio Luiz, secretário de Segurança Pública do Piauí - Foto: Bruno Paz/Teresina Diário O secretário de Segurança Pública do Piauí, Antonio Luiz, anunciou no início da tarde desta quinta-feira (19), que os números da Operação Carnaval 2026 foram “muito bons e animadores”, destacando uma redução nos principais indicadores de criminalidade no estado durantes os dias de festividade.
Ao lado dos comandantes de outras forças de segurança, como Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, Antônio Luiz falou do trabalho integrado que favoreceu os bons números em 2026.
Segundo ele, houve queda expressiva nos casos de furtos, roubos e homicídios. Na área do trânsito, o secretário ressaltou uma redução de 48% nas mortes em comparação com o Carnaval do ano passado.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
Em relação ao feminicídio, Antônio Luiz disse que não houve nenhum registro de morte de mulher neste Carnaval, representando uma redução de 100%, já que no ano anterior (2025) foram contabilizados três casos.
“Durante o Carnaval no Piauí, reforçamos o enfrentamento ao feminicídio. Apesar da redução nos números de mortes no trânsito e de feminicídio, entendemos que ainda é pouco. Por isso, estamos intensificando o trabalho com o uso de tecnologia, fortalecendo a rede de proteção às mulheres e aprimorando os canais de denúncia, para agir de forma mais assertiva e preventiva, evitando que novas agressões aconteçam", disse.
Autoridades apresentam resultado da Operação Carnaval 2026 no Piauí - Foto: Bruno Paz/Teresina Diário
O único índice que apresentou aumento foi o de prisões e apreensões em flagrante, o que, segundo o secretário, é considerado positivo e resultado direto da atuação intensificada das forças de segurança.
Antônio Luiz atribuiu os resultados ao trabalho integrado entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, que atuaram de forma coordenada para garantir um Carnaval mais seguro à população piauiense.
“Esse resultado demonstra que o trabalho integrado das nossas equipes, aliado a iniciativas de prevenção e atenção, tem trazido efeitos concretos. Nosso objetivo é continuar reduzindo todos os tipos de violência e garantir que não apenas o Carnaval, mas todo o ano, seja um período seguro para toda a população”, finalizou.














