FMS alerta foliões para realização de teste de HIV após carnaval
O atendimento é gratuito em todas as UBs da capital
Foto: Reprodução Nesta quinta-feira (19), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça aos foliões que os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no centro da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.
Além dos testes, está disponível a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é um medicamento utilizado por 28 dias para reduzir o risco de infecção pelo HIV/AIDS. A PEP deve ser iniciada em até 72horas (3 dias) após uma relação sexual desprotegida. Essa profilaxia pode ser acessada no CTA, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, e no Hospital Natan Portela, que oferece atendimento 24 horas, todos os dias.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
Segundo Alana Niege, coordenadora do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis, o ideal é realizar os testes rápidos 30 dias após a relação sexual de risco. “A pessoa pode fazer o teste a qualquer momento que se sentir apta a realizar o mesmo, mas o ideal é que, na dúvida, repita o teste após 30 dias da relação sexual desprotegida”, explica.
A coordenadora alerta ainda que o período de carnaval é marcado por grandes aglomerações, intensa circulação de pessoas e maior consumo de bebidas alcoólicas, fatores que aumentam a vulnerabilidade e a propensão a comportamentos de risco, especialmente no que diz respeito à saúde sexual. “Por isso, orientamos pessoas que têm vida sexual ativa a realizar os testes rápidos. O acesso aos serviços nesses locais é sigiloso e garantido”, finaliza.
Fonte: FMS.


