Sistema de incentivo ao turismo será lançado em maio, adianta secretário

“São R$ 8 milhões de reais para a cadeia produtiva do turismo”, contou José Neto, secretário de turismo, ao Teresina Diário Entrevista desta quinta


Sistema de incentivo ao turismo será lançado em maio, adianta secretário Secretário de Turismo, José Neto / Fotos: Camilla Menezes - Teresina Diário

Serra da Capivara, Delta do Parnaíba, Cânion do Rio Poti... a lista das belezas naturais do Piauí é imensa! Não à toa, o estado atrai turistas de todo o Brasil e até de fora do país, que o colocam como prioridade para visitação em meio aos 9 estados que compõem a região Nordeste.

Apesar da informação acima ser incontestável, o Piauí ainda fica muito atrás no turismo se comparado aos outros estados. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo, o Piauí não aparece no ranking dos 10 estados mais visitados do Brasil.

Em 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou que o Piauí teve 466.150 desembarques, sendo 142.693 visitantes do Nordeste e 323.457 de fora da região. A título de comparação, na Bahia, estado nordestino mais visitado, e o terceiro do país que mais recebe turistas, foram realizados 4.719.116 desembarques no mesmo ano.

Para atrair mais visitantes ao Piauí, a Secretaria de Turismo (Setur-PI) vai lançar, no mês de maio, o sistema de incentivo ao turismo. Para falar sobre o assunto, o Teresina Diário Entrevista recebeu, nesta quinta-feira (25), no Espaço Senses do Gran Hotel Arrey, o secretário de Turismo José Neto Monteiro, que foi entrevistado pelo jornalista Pedro Silva.

Entrevista: apresentador Pedro Silva e secretário de Turismo José Neto

“Próxima semana vamos lançar o sistema estadual de incentivo ao turismo, no início de maio. São 8 milhões de reais para a cadeira produtiva do turismo, do fomento ao turismo, e não é um empréstimo. Esse dinheiro vai ser usado para promover o turismo com pequenas ou grandes ações, de eventos, de storytelling, de promoção. Você, que está na cadeia produtiva do turismo, que é do artesanato, da gastronomia, do setor de eventos, pode captar através da Setur, fazer um projeto bacana, que vamos levar ao Conselho Gestor, e vamos aprovar esse projeto para que ele faça uma qualificação daquele destino. Quando eu falo qualificar, não é somente de mão de obra ou recursos técnicos, mas de qualificar o destino. Assim como a Ópera da Serra faz com a Serra da Capivara. A Ópera qualifica aquele atrativo, projetando-o para o mundo”, explicou o secretário.

Além do lançamento do sistema de incentivo, José Neto também contou que o Governo do Estado contratou a consultora de marketing turístico Marta Poggi, visando o investimento na promoção dos destinos turísticos piauienses.

José Neto, secretário de turismo / Foto: Camilla Menezes

“Contratamos uma consultora de marketing turístico, a maior do Brasil, que é a Marta Poggi, e toda a sua equipe. No último ano, nós trabalhamos e ela caiu em campo no Piauí, visitou 3 polos de turismo. O governador Rafael Fonteles sempre fala em 12 regiões de desenvolvimento, mas para o turismo nós trabalhamos com 7 polos. Desses, 3 são nossos principais portões de entrada: Teresina, Costa Delta e a Serra da Capivara. E esses 3 polos foram alvos dessa consultoria. Como resultado, nós temos hoje um plano estratégico de marketing do estado do Piauí, que não é só de publicidade e propaganda institucional, mas é um plano de promoção estratégica dos nossos atrativos. A Serra da Capivara recebeu, no ano passado, mais de 35 mil visitantes durante o ano. Se posicionarmos corretamente os nossos atrativos para atrairmos mais visitantes, será muito importante para o Piauí”, detalhou o secretário.

No bate-papo, José Neto Monteiro falou ainda sobre as ações no sul do Piauí e do retorno do Conselho Estadual de Turismo. Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o nosso canal no Youtube.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login