Câncer de rim: Brasil pode ter mais de 700 mil casos até 2025

Durante o mês de março, a Rede Feminina de Combate ao Câncer promove ações de combate contra a doença


Câncer de rim: Brasil pode ter mais de 700 mil casos até 2025 Foto:Divulgação.

O Março Vermelho é uma campanha global dedicada a conscientizar sobre o câncer de rim, também conhecido como hipernefroma ou adenocarcinoma renal. A Rede Feminina de Combate ao Câncer promove esta campanha com o intuito de informar e educar a população sobre o câncer renal que muitas vezes não apresenta sintomas nas fases iniciais, tornando o diagnóstico difícil.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), devem surgir 704 mil novos casos da doença no Brasil entre 2023 e 2025, por isso a importância de aumentar a conscientização sobre esse tipo de câncer para melhorar as taxas de sobrevivência e qualidade de vida dos pacientes.

Para cuidar da saúde renal, é essencial cuidados como: se manter hidratado, limitar a ingestão de sal, seguir uma dieta equilibrada, evitar o tabagismo, praticar exercícios regularmente, monitorar o peso e a pressão arterial, e realizar exames periódicos de saúde. Essas precauções ajudam a preservar a função renal e a prevenir doenças como o câncer de rim, promovendo assim uma vida mais saudável e prolongada.

Entre os principais sintomas do câncer renal estão o suor noturno, a presença de sangue na urina, dor lombar de um lado, massa (caroço) na lateral ou na parte inferior das costas, fadiga, perda de apetite, perda de peso, febre, anemia. Exames de imagem e testes de urina e sangue são usados para diagnosticar a doença.

Carmen Campelo, presidente da RFCC/PI, destaca que o câncer de rim, assim como outros tipos de câncer, pode ser prevenido. "A Rede Feminina promove esta campanha para chamar a atenção para este tipo de câncer, que apresenta sintomas iniciais sigilosos. Nosso intuito é reforçar a toda população os cuidados essenciais na prevenção dessa doença.”



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login