Teresina sediará 4° Congresso Mariano em maio

Max Santos, um dos organizadores do evento católico, contou que o Congresso leva as pessoas a terem uma experiência materna com Nossa Senhora


Teresina sediará 4° Congresso Mariano em maio O evento permite ter uma experiência pessoal com Maria, segundo a organização / foto: arquivo pessoal

Antes mesmo das pessoas colocarem na folha de maio do calendário quando chega o fim de abril, os brasileiros começam a entrar no ritmo do Dia das Mães, comemorado todo ano no segundo domingo do quinto mês.

A antecedência é justificada pelo fato de que todo filho quer dar o melhor presente para a sua mãe, seja ele algo de alto valor financeiro, ou um simples abraço.

No entanto, há mães que vão além do contato físico, e isso também é provado ano após ano durante o que os católicos chamam de "mês Mariano". Desde a Idade Média, a Igreja dedica todos os 31 dias de maio para louvar à Virgem Maria, através da oração.

Essa simbologia é motivo de comemoração no Brasil e, no Piauí, mais especificamente na capital Teresina, é a razão para centenas de católicos se reunirem na 4ª edição do Congresso Mariano que, neste ano, será sediado no Ginásio do Colégio Diocesano, no Centro, no dia 25 de maio, a partir das 8h da manhã.

Foto: arquivo

Para falar sobre esse momento para a Igreja Católica, o Teresina Diário conversou com Max Santos, um dos organizadores do evento, e fundador da Comunidade Resposta.

"Estamos na 4ª edição do Congresso Mariano. É um evento novo para a comunidade, mas tem uma grande dimensão, por ser Mariano. O Piauí é um estado muito católico, Mariano. E as pessoas realmente abraçaram esse evento. Ano passado, tivemos a presença do Dunga, da Canção Nova, e de grandes nomes católicos que vieram. Foi algo admirável. Este ano tem uma grande expectativa, muitas pessoas nos procuram desde janeiro perguntando onde e quando vai ser. Estamos bem animados. Vamos ter a presença de Ricardo e Eliana Sá, que estão desde o início da Canção Nova", destacou Max.

Max Santos fundador da Comunidade Resposta / foto: Pedro Silva - Teresina Diário

Comunidade Católica Resposta

Antes de organizar o primeiro Congresso na cidade, Max iniciou uma missão diferente na Igreja: a fundação da Comunidade Católica Resposta. Através dela, inúmeros jovens se encontraram na religião e também tiveram uma experiência pessoal com Maria.

"Nós vamos fazer 11 anos de fundação agora em agosto, e a comunidade nasceu de uma ansiedade de um trabalho com a juventude. Naquele tempo, a realidade dos jovens era bem distante de Deus e da Igreja. E houve uma inspiração de fazer um retiro para os jovens e, nesse retiro, alguns jovens despertaram o desejo de ter uma vida mais ativa, mais presente dentro da Igreja. Foi um processo bem devagar, bem lento, onde nasceu a Comunidade Resposta. É uma inspiração de Deus, e hoje temos o reconhecimento da Arquidiocese de Teresina", contou Max.

Para participar da Comunidade, que vai estar presente no Congresso, primeiro, é necessário passar por um processo vocacional.

"Hoje nós temos o processo vocacional. São pessoas que conhecem a comunidade, participam dos nossos eventos, são alcançadas pelas redes sociais da comunidade e sentem esse desejo de participar, ou então de ser membro da comunidade. Nesse processo vocacional, é um ano formativo, onde as pessoas vão receber informações, conhecer as missões, sobre a comunidade, até o retiro vocacional, que finaliza. Quem desejar, pode entrar nas nossas redes sociais, mandar uma mensagem, que a gente começa a ter esse caminho vocacional, tanto presencial como online. Temos muitos vocacionados de outras cidades também", pontuou Max Santos.

Programação

Foto: arquivo pessoal

O ingresso no valor de R$ 30,00 para participar do Congresso pode ser encontrado à venda em livrarias católicas e nas paróquias e diaconias da cidade.

"O Congresso vai começar às 8h, e vai ser o dia todo. Começa com um ofício à Nossa Senhora, momento de louvor, pregação e oração. Realmente Mariano. Nós oferecemos almoço, tem lanchonete, para as pessoas passarem o dia tranquilas no evento. E finaliza às 18h com a Santa Missa, celebrada pelo nosso arcebispo Dom Juarez", detalhou o organizador.

Os interessados em participar do Congresso também podem garantir os ingressos através das redes sociais da Comunidade Resposta, através do Instagram @comresposta, ou do site comunidaderesposta.com.

"Muitos católicos têm uma tradição Mariana. Tem aquele respeito com Nossa Senhora. Mas poucos têm uma experiência materna com ela, profunda, de chamar de mãe mesmo. E esse congresso leva as pessoas a terem essa experiência materna com ela. Muitos saem de lá e falam que sentiram a presença dela. Se sentiram como filhos alcançados por sua mãe. E os testemunhos são o que mais encanta. Testemunhos de cura, de milagres. O nosso sonho é que o Congresso Mariano marque o mês de maio dentro da Arquidiocese de Teresina", finalizou o organizador.

Confira a Entrevista com Max Santos, um dos organizadores do evento, e fundador da Comunidade Resposta:



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login