Defensora Pública fala sobre o papel da instituição no enfrentamento à violência contra a mulher

O TD Entrevista recebeu Carla Yáscar Belchior, que destacou ainda as ações da Defensoria Pública e muito mais


Defensora Pública fala sobre o papel da instituição no enfrentamento à violência contra a mulher Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar / fotos: Bruno Paz - Teresina Diário

A Defensoria Pública do Piauí é um órgão autônomo, dentro da organização do Piauí, que presta orientação jurídica, promove direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

Para entender melhor a atuação do órgão, atendimento à mulher e outros assuntos voltados à instituição, o Teresina Diário Entrevista recebeu a Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior. A conversa ao vivo, transmitida pela TV Teresina Diário, aconteceu no espaço Senses, no Gran Hotel Arrey, localizado na zona Leste de Teresina.

Carla Yáscar fala sobre a atuação das mulheres na instituição, destacando que mais de 65% dos cargos de gestão são ocupadas pelo sexo feminino.


"A Defensoria Pública é uma instituição que está habituada com a liderança feminina. Tivemos várias Defensoras Públicas gerais e pela primeira vez ela é liderada por duas mulheres, uma na Defensoria Geral que sou eu e a Verônica Acioly, que é Subdefensora Pública Geral. Temos mais de 65% dos cargos de gestão ocupados por mulheres, a maioria das membras da Defensoria Pública são mulheres, as servidoras também observamos esse protagonismo feminino em relação ao número de mulheres presentes na Defensoria e as mulheres também são as que mais procuram os serviços da instituição", elenca.

Segundo a Defensora, uma das bandeiras levantadas na intuição é o comprometimento em defesa dos direitos das mulheres e faz um chamamento: "Esse trabalho de promoção e defesa dos direitos das mulheres é um trabalho permanente. Hoje temos na Defensoria Pública uma administração e uma equipe comprometida com essa defesa dos direitos das mulheres. E o que é necessário para se viver um ambiente melhor é exatamente o comprometimento de todos, eu chamo os homens para esse movimento de promoção e defesa dos direitos das mulheres. Precisamos de uma sociedade comprometida com o respeito, igualdade de condições, de oportunidade e um ambiente de menos violência contra as mulheres".

Núcleo de Defesa da Mulher

TD Entrevista: apresentadora Lívia Barradas e Defensora Carla Yáscar

Ainda durante a conversa, Carla Yáscar, fala sobre os atendimentos do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência. Ela esclarece que o Núcleo presta assistência jurídica integral e gratuita às mulheres vítimas de violência, mas também com o engajamento em ações educativas em direitos das mulheres.

"A Defensoria possui atendimentos especializados aqui na capital no Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência, coordenado pela defensora Lia Medeiros e temos atendimentos especializados em São Raimundo Nonato, Parnaíba e Floriano. Mas em todas as sedes da Defensoria nós fazemos um acolhimento das mulheres em situação de violência que precisam da atuação jurídica ou da nossa atuação", conta elencando os municípios com Polos de atendimento.

A Defensora elencou ainda as principais atuações da Defensoria Pública.

"Temos a missão de fazer a assistência jurídica de toda a população hipossuficiente, ou seja, as pessoas que têm renda familiar inferior a três salários mínimos e também atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade que embora não estejam nesse recorde de renda podem ter acesso aos serviços da Defensoria Pública. Portanto, a defensoria tem esse papel de defesa e promoção dos direitos humanos, de todas as pessoas e grupos vulnerabilizados. É importante falar que a nossa atuação não é somente judicialmente, ou seja, nos processos judiciais. Temos uma atuação muito mais ampla, como na orientação jurídica, na orientação jurídica, em demandas administrativas junto aos Cartórios mediante a ofícios e também uma função que é muito importante que é a de educação e direitos. Então, esses são os papéis desenvolvidos pela Defensoria", finalizou.

A íntegra do Entrevista você assiste na TV Teresina Diário.

Carla Yáscar Belchior


É a quarta mulher a estar à frente da Defensoria Pública do Piauí. A Defensora Pública Geral  foi Subdefensora Pública Geral do Piauí durante os dois mandatos do Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis à frente da Instituição.  Também coordena com êxito os projetos Defensoras Populares, destinado à capacitação de lideranças comunitárias femininas para que se tornem agentes multiplicadores de direitos humanos e direitos das mulheres junto às suas comunidades, contribuindo para estreitar cada vez mais o relacionamento da Instituição com o seu público assistido; e Força-Tarefa Defensorial, que atua junto aos presídios visando dar celeridade aos processos e desafogar o sistema penitenciário do Piauí.

>>> O Teresinadiario.com está no WhatsApp, siga o nosso canal e receba direto as principais notícias. Clique AQUI e faça parte. Com você diariamente em todas as plataformas.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login