Piauí perdeu mais de 150 mil pessoas de sua população e isso impacta o repasse de recursos

A projeção do IBGE é que a partir de 2032 a população do Piauí cai ainda mais


Piauí perdeu mais de 150 mil pessoas de sua população e isso impacta o repasse de recursos As pessoas estão tendo menos filhos

O IBGE está realizando o censo demográfico no Estado, são mais de 3.300 pessoas trabalhando nessa contagem. Dessas 2.336 são recenseadores que estarão andando de casa em casa nos cerca de 900 mil domicílios do Piauí. Alguns dados já observados são o da queda da população, em média 13 mil pessoas por ano. Ou seja, a expectativa, desde o último censo é que tenhamos mais de 156 mil pessoas a menos nos municípios. Existe a mortalidade e a baixa natalidade. As pessoas estão tendo menos filhos. Essa queda vai impactar diretamente nos repasses de recursos do Fundo de Participação do Estado (FPE) e no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os municípios que têm a economia frágil, poucas oportunidades de emprego e renda, são os que mais perderam população, que migraram para centros maiores, e que mais terão perda no repasse dos recursos. Esses dados do IBGE é que são utilizados para a formatação de políticas públicas, para o repasse de recursos, dentre outras ações governamentais. A projeção do IBGE é que a partir de 2032 a população do Piauí cai ainda mais.


Luto oficial

O Governo decretou luto oficial por três dias pela morte da mãe da governadora Regina Sousa, Maria da Conceição Silva Miranda, que tinha 96 anos e era natural de União. Dona Conceição teve 14 filhos. Houve notas de pesar do Governo do Estado, da prefeitura de Teresina, da Assembleia Legislativa e outras instituições.


Lista dos inelegíveis

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou a relação dos políticos que foram gestores e tiveram as contas irregulares nos últimos 8 anos. Na lista constam os nomes de 203 piauienses. A relação foi encaminhada para a Justiça que vai decidir pela inelegibilidade ou não de quem está pleiteando um mandato eletivo nesta eleição.


Abastecimento e saneamento

O presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, informou que Teresina está com o abastecimento de água na capital em cem por cento. E tem mais de 40% no saneamento básico, a rede de esgoto. A empresa adotou medidas para melhorar o fornecimento no período do B-R-O bró.


Sem transplantes

O estado do Piauí está sem condições de realizar transplantes por falta de medicamentos e insumos. Uma jovem morreu e não pode doar os órgãos, porque não tinham insumos para a conservação e transplante. No Piauí não pode ser feito, mas os órgãos foram encaminhados para o Estado do Ceará onde os órgãos encontraram outro paciente necessitado de transplante. A Fundação Hospitalar informou que na sexta-feira já vai ter os insumos para os transplantes.


Sem medicamentos

Segundo o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informou que está em falta soro fisiológico, dipirona e alguns antibióticos nos hospitais de Teresina. Os medicamentos estão sendo racionados e, por isso, as cirurgias eletivas podem ser suspensas. Em nota técnica com a lista de 20 medicamentos com risco de desabastecimento no mercado, pela falta de matéria prima para fabricação.


Tablets

A Prefeitura de Teresina está fazendo a entrega dos tablets para os alunos. O equipamento foi formatado e atualizado para o uso dos estudantes na rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira pelo menos três escolas da zona Leste receberam os tablets entregues pelo prefeito Dr. Pessoa e o secretário de Educação, Nouga Cardoso.


VOZ DO PODER

O Sindserm, sindicato dos servidores da Prefeitura de Teresina, pretende fazer uma manifestação no dia 11 com concentração na frente do Palácio da Cidade.  O ato deve percorrer algumas ruas do centro da cidade.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login