Programa vai ajudar jovens na abertura do primeiro negócio

O programa será coordenado pela agência Piauí Fomento

Fonte: @Divulgação
Programa vai ajudar jovens na abertura do primeiro negócio O recurso para gerir o programa está previsto em R$ 2,1 milhões

Os jovens são os que mais têm dificuldades de conseguir uma fonte de renda no Brasil, seja por meio da obtenção de um emprego ou pelo empreendedorismo. Eles também são os que mais lutam contra o desemprego. Os dados são de levantamento do Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, realizada no segundo semestre de 2021. Um dos resultados mostrou que os jovens são menos de 7% dos empreendedores no Brasil.

Para reduzir essas dificuldades, o governo do estado lança amanhã (28), por meio da Agência Piauí Fomento,  o programa Meu Primeiro Negócio, com o objetivo de fomentar a implantação de novas empresas, buscando incentivar jovens com perfil empreendedor, com idade entre 18 a 29 anos, que estejam em formação do ensino superior e ensino técnico de nível médio no Piauí.

As metas do programa são contribuir para a criação de pelo menos 100 empresas, gerando empregos diretos e indiretos, a começar imediatamente após a publicação do edital.

O recurso para gerir o programa está previsto em R$ 2,1 milhões, com recursos do Fundo Especial de Produção - FEP.

O programa será coordenado pela agência Piauí Fomento, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Sebrae. "Sem dúvida,  esse programa vem para deixar uma marca importante da gestão da governadora Regina Sousa, que é uma incentivadora do empreendedorismo, em especial, dos pequenos negócios", afirma o presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Everton de Farias.

Meu Primeiro Negócio vai apoiar financeiramente os jovens, além de acompanhá-los durante todo o primeiro ano de implantação de suas empresas, com capacitação e orientação sobre a aplicação adequada dos recursos.

 O lançamento do programa ocorre às 11h30 desta terça-feira, 28, no Palácio de Karnak, com a presença da governadora Regina Sousa e demais autoridades.

 

Processo

 O programa vai selecionar, entre todos os inscritos, os 100 melhores perfis de jovens empreendedores. Os candidatos passarão por quatro etapas eliminatórias, em cursos de capacitação geridos pelo Sebrae como, por exemplo, "Como Administrar Um Pequeno Negócio" ou "Capacitação e Avaliação da Ideia de Negócio".

 Os inscritos vão aprender também conceitos empresariais, na área de marketing, vendas, administração, estoque e finanças, além de outros temas relevantes ao mundo empresarial.

 

Crédito

 Os empréstimos aos jovens empreendedores serão concedidos pela Piauí Fomento, com taxas e prazos reduzidos para pagamento, cujos valores serão apresentados amanhã durante a apresentação de lançamento. As inscrições serão realizadas de 29 de junho a 28 de julho deste ano, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado na página oficial da agência www.fomento.pi.gov.br



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login