Candidaturas da Segurança no Piauí fogem do padrão nacional
Enquanto o Brasil consolida uma associação quase automática entre forças de segurança e direita, o Piauí a maioria dos nomes segue na contramão. Nenhuma delas, por exemplo, é do PL ou do PP.
Levantamentos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em dados do TSE, mostram que o fenômeno nacional é claro:
em 2018, quase 90% das candidaturas oriundas da segurança pública estavam em partidos de direita ou centro-direita. Em 2022, esse percentual saltou para 94,9%.
No plano nacional, o discurso da segurança pública foi praticamente capturado pelo campo bolsonarista, com forte concentração no PL, seguido por PTB e Republicanos no Piauí a maioria dos nomes é filiada a um partido ligado ao PT e alguns nomes que devem disputar este ano o farão filiados a partidos da federação.
Entre os nomes que despontam em 2026, apenas um nome é do Republicanos. Entre os cotados está delegado Charles Pessoa, Coronel Elizete Lima, delegado Jetan Pinheiro e o cabo Etiniel Anchieta, único filiado a um partido conservador.
Isso mostra que ao contrário do que ocorre nacionalmente, a representação da pauta no Piauí está muito mais ligada a questão pragmática de palanque e poder do que de ideologia e identidade.
Nomes da Política do Piauí ligados a Segurança
Polícia Militar
Sgt. R. Silva – Vereador
Cel. Edvaldo Marques – Vereador
Capitão Fábio Abreu – Deputado Federal
Cel. Carlos Augusto – Deputado Estadual
Cabo Neto do Angelim – Vereador
Capitão Roberval – Vereador
Major Paulo Roberto – Vereador
Marcos Antônio de Andrade Mateus – Cabo da PM / Prefeito de São João da Fronteira
Polícia Civil
Delegado Marlos Sampaio – Deputado Federal
Delegado Firmino Paulo – Deputado Estadual
Delegado James Guerra – Vereador de Teresina
Perito Criminal Francisco Costa – Deputado Estadual e Federal
Perito Criminal Marcos Kalume – Deputado Estadual
Delegado Samuel Silveira – Vereador
Polícia Federal
Delegado Robert Rios – Deputado Estadual


