Piauí digital: Governo fecha ano investindo quase R$27 mi
Os projetos de Transformação Digital, modernização da gestão e inteligência artificial foram o principal destino dos remanejamentos de recursos do Orçamento no final de 2025, segundo o Diário Oficial do Estado do dia 30 de dezembro. Ao todo foram remanejados (via cancelamentos em outras áreas) para Modernização da Gestão e Transformação Digital: R$ 26.537.513,77 (vinte e seis milhões, quinhentos e trinta e sete mil, quinhentos e treze reais e setenta e sete centavos).
Pauta da SegurançaDeve ser de novo uma das pautas da campanha eleitoral no Brasil e no Piauí não será diferente. Recentemente o Governo do Estado recebeu relatório prévio do número de homicídios dolosos no Piauí. Os dados revelam queda considerável na região litorânea que vinha registrando crescimento de casos devido à presença de facções. Entre 2022 e 2025 foi registrada uma queda de 47% no número de homicídios no somatório das quatro cidades que fazem parte do litoral piauiense; Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luís Correia e Ilha Grande. Os números já são um trunfo para a gestão que busca reeleição. Os dados não contabilizam mortes por feminicídio e acidentes de trânsito.
Orçamento no ano eleitoral Se o acesso ao orçamento já fazia diferença no processo eleitoral, em 2026 este acesso se torna decisivo porque pela primeira vez a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) fixa um prazo — até o fim do primeiro semestre de 2026 — para que o Poder Executivo pague 65% do total das emendas parlamentares de execução obrigatória. Ou seja, quem tem mandato e já entrava na corrida eleitoral com vantagens, agora tem chances redobradas, pois antes do início da campanha eleitoral já estará empregando recursos com entrega de obras ou anúncios dos mesmos pelos municípios.
Vitória do Congresso O prazo máximo para o pagamento de parte do valor das emendas individuais e de bancadas estaduais é uma antiga reivindicação dos parlamentares. A nova sistemática foi acordada entre o Congresso e o governo. O percentual de 65% a ser cumprido até o encerramento do primeiro semestre abrange transferências especiais (também chamadas emendas Pix) e transferências destinadas a fundos de saúde e assistência social.


