Presidente do CRM-PI diz que teleconsulta não tem resolutividade
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí, João Moura Fé, criticou a telemedicina, na modalidade de tele consulta. Moura Fé disse que não tem resolutividade e só encaminha os pacientes. Não é resolutiva, segundo o presidente do CRM-PI. “Não faltam médicos. Faltam condições de trabalho. Falta assistência médica. Falta UTI”, adiantou João Moura Fé.
Ele disse que o Estado não tem um hospital de urgência. O HUT foi projetado para atender pacientes de uma cidade de 900 mil habitantes, mas atende mais de 3 milhões. “Morre muita gente por falta de assistência. E os médicos não querem ir para onde tem condições precárias de trabalho.
Na avaliação do médico, a saúde está ruim em todo o estado e na capital também. O CRM-PI faz fiscalizações e constatou que em várias unidades tem péssimas condições de trabalho, ainda faltam medicamentos e isso impacta diretamente depois no atendimento emergencial por conta da descompensação. Segundo ele são problemas crônicos como a falta de estrutura.
Uso de IA
A Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura de Teresina firmaram parceria para combater a criminalidade integrando o sistema de vídeo monitoramento. As câmeras do SPIA usam a informática e a inteligência da tecnologia para combater o crime compartilhando informações estratégicas para esse monitoramento.
Aterro de inertes
A Prefeitura de Teresina está realizando a licitação para a coleta e tratamento do lixo. Uma comissão especializada foi constituída para a condução do processo licitatório e resolver de vez o problema da limpeza pública na cidade. O contrato foi fragmentado em cinco áreas para que haja a melhoria dos serviços.
Bar do Santana
O professor doutor da UFPI, Gustavo Said, e a jornalista Nina Cunha editaram o livro sobre a confraria do Bar do Santana, que funcionava desde a década de 40 até meados de 2010. O livro conta histórias da clientela seleta da confraria. O lançamento será 18h30 aonde era o Bar do Santana, desta sexta-feira. Na terça-feira o lançamento será na livraria Entrelivros, também às 18h30.
Vistoria na BR
O CREA-PI encaminhou uma equipe de engenheiros para vistoria na BR-316, onde houve um afundamento da rodovia. O afundamento provocou acidentes com dois motociclistas. Outra equipe da Aguas de Teresina também esteve no local para reparos e manutenção numa adutora que rompeu e causou danos na pista com o afundamento.
Novo shopping
A Prefeitura de Teresina mapeou mais de 400 ambulantes nas ruas da cidade, no centro e não Polo de Saúde. Tem que liberar as calçadas para dar mais acessibilidade e tem que ter um espaço onde os ambulantes possam comercializar seus produtos. A PMT busca um novo ponto para construir um novo shopping da Cidade.
Verdureiros da João Cabral
A SDU Centro está finalizando a reforma do Mercado Central, mas precisa remanejar os vendedores de frutas e verduras da Rua João Cabral, colocando os vendedores para dentro do mercado, em 90 boxes, e com isso fazer a recuperação da rua e do sistema de saneamento que passa ali onde estão as bancas dos verdureiros e das frutas.
Imóveis abandonados
Os imóveis que foram abandonadas no centro da cidade e foram depredadas, os proprietários estão sendo notificados e não tomando providencias estão sendo multados. Eles têm a obrigação de manutenção e conservação desses imóveis. As multas para os donos desses imóveis abandonados partem de R$ 1.200,00.
VOZ DO PODER
“A saúde é cara e os recursos são finitos. Falta muita coisa. Falta estrutura. Faltam medicamentos. Faltam vagas e a nota para a saúde pública no interior é ruim. Não dão conta. Não tem especialidades.”, comentou o presidente do CRM-PI, João Moura Fé, tratando sobre a situação da saúde pública no estado.


