SUS: Teresina tenta mais uma vez ser compensada
Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Leopoldina Cipriano, deve voltar a Brasília no final deste mês para tratar da compensação dos recursos do SUS para Teresina. A informação foi repassada pelo prefeito Silvio Mendes ontem (13). Devem participar da audiência representantes do Estado do Maranhão e do Ministério da Saúde. O tema volta à tona em menos de seis meses. Leopoldina esteve em Brasília em agosto do ano passado na capital federal. A gestão de Teresina questiona o fato de o sistema da capital ser responsável pelo atendimento de pacientes de vários estados, principalmente do Maranhão e não ser compensada.
Drama antigo
Segundo a FMS, a Prefeitura gasta 35% de suas receitas com a saúde pública — 15% a mais que o previsto na Constituição. O drama é antigo e estrutural. Nasceu com a criação do SUS em 1900 e os avanços no atendimento da saúde pública. Teresina avançou mais rápido e teve que absorver pacientes de estados como Pará e Maranhão, este último em maior volume de pacientes.
11 anos de intervenção da Justiça
Em 2015 houve uma decisão judicial sobre a compensação. A Justiça Federal determinou que o Piauí atendesse pacientes vindos do Maranhão, estabelecendo que somente 26 cidades maranhenses poderiam enviar pacientes para Teresina de forma regulada.
Deu Bahia no Ministério da Justiça
Na disputa política pela influência na indicação do novo ministro da Justiça deu Bahia. O escolhido do presidente Lula, o baiano Wellington Limma, tem as bençãos de dois petistas, ministro Rui Costa e do líder do Governo no Senado, Jaques Wagner. Se ao ex-ministro, Ricardo Lewandowisk faltou apoio político para Wellington Limma sobrará.
Audiência tucana
O Presidente do PSDB do Piauí, Jorge Lopes participa amanhã (15) de audiência com o Prefeito de Teresina Silvio Mendes (União Brasil). Segundo Jorge Lopes o encontro tem como objetivo apresentar os dos novos dirigentes estaduais e entregar sugestões à gestão.
O melhor para Teresina
Em entrevista concedida ontem (13) o prefeito de Teresina afirmou que o ex-prefeito de Floriano, Joel Silva do Progressistas é o candidato ao Governo. Silvio disse antes que quer o melhor para Teresina e para o Piauí. O nome de Joel ainda não foi referendado pela oposição. Seguem ele e a ex-deputada federal Margarete Coelho como opções da oposição. Margarete tem lembrado que as afirmações de que ela desistiu da pré-candidatura são naturais da misoginia presente na política.


