Luciano Coelho

TRE-PI e Segurança Pública traçam plano de segurança para as eleições no Piauí


TRE-PI e Segurança Pública traçam plano de segurança para as eleições no Piauí

O Tribunal Regional Eleitoral no Piauí (TRE-PI) realizou uma reunião com as forças de Segurança Pública para discutir um plano de operações para atuar nas Eleições 2024. A reunião teve por objetivo trocar informações entre as instâncias de Segurança Pública sobre os procedimentos realizados no último pleito eleitoral, como meio de atualizar os mecanismos empenhados em prol das eleições deste ano. O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro, informou que poderá solicitar adiantamento de reforço federal, se houver a solicitação dos juízes eleitorais quanto a acirramentos nas eleições municipais. Ele citou ainda a importância de se manter a segurança dos eleitores e do processo eleitoral através dos esforços da Secretaria de Segurança Pública. Mas a Polícia Militar oferece um plano de segurança, juntamente com as demais forças. Mas alguns juízes já estão pedindo adiantado reforços federais. As eleições municipais são mais acirradas, e por isso a preocupação desses juízes. O secretário de Segurança, Chico Lucas, assegurou que o Piauí continuará trabalhando para manter a ordem pública e a lisura do processo democrático nas eleições de outubro. 


Focos de dengue

Segundo informações da presidente do Conselho Estadual de Secretarias de Saúde, Leopoldina Cipriano, mais de 70% dos focos e casos de dengue foram registrados nos quintais das casas e isso não é responsabilidade do poder público, inclusive dificulta as ações do SUS. A vacina contra a dengue está disponível para 31 municípios na região Entre Rios e para 21 municípios na região de Bom Jesus, onde houve cinco mortes decorrentes da dengue.


Curto circuito

Um incêndio de grandes proporções atingiu um supermercado no bairro Planalto Uruguai. O fogo, causado por um curto circuito num ventilador no açougue do mercado. No local houve explosões de desodorantes e plásticos. A estrutura do prédio, que tem quitinetes na parte superior, foi condenada, porque ficou abalada com o fogo que o consumiu.


Rodízio

A ministra Carmem Lúcia foi eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Kássio Nunes Marques foi eleito o vice-presidente do TSE. Carmem Lúcia sucedeu o ministro Alexandre de Moraes na presidente do Poder. A presidente eleita já declarou que fará tudo para colocar a Justiça em favor da democracia.


Evasão de empreendimentos

O presidente do Sinduscon, Guilherme Fortes, afirmou que a burocracia e problemática na emissão de alvarás de construção em Teresina estão provocando a evasão de empreendimento para outras cidades. Ele citou o caso de um centro de distribuição que o grupo Mix Mateus queria instalar em Teresina e, por conta desse problema, resolveu transferir e instalá-lo em Imperatriz, no Maranhão.


Hackeamento

O site da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está fora do ar após a plataforma ter sofrido uma invasão e um ataque hacker. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPI retirou o site do ar após postagens irregulares e indevidas. Os dados estão sendo recolhidos e encaminhados para a providência dos órgãos de segurança que já estão investigando o caso. Foram postadas imagens do presidente Lula, trechos do filme Tropa de Elite e palavras de baixo calão.


Designação

O professor da Universidade Federal do Piauí, André Macedo, foi nomeado pelo governador Rafael Fonteles para ser o primeiro secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação. A criação da nova secretaria, aprovada pela Assembleia Legislativa, foi oficializada e passa a ser a 27 secretaria do Governo.


Solução em conjunto

O deputado estadual Marden Menezes quer uma providência em conjunto por parte da Equatorial Piauí e da Agespisa para resolverem problemas no abastecimento de água nos municípios de Pio IX e Fronteiras. Ele informou das reclamações da população sobre o desabastecimento constante e contínuo devido ao conflito entre as duas concessionárias. 


VOZ DO PODER

“Primordialmente, tem que garantir a segurança do pleito eleitoral com a Polícia Militar do Piauí. O Tribunal tem que ouvir previamente o governador se a Polícia Militar tem condições de oferecer segurança e tranquilidade nos 224 municípios. Nós sabemos que alguns municípios têm o número reduzido no contingente de policiais militares”, comentou o desembargador Sebastião Martins, presidente do TRE-PI, sobre o plano de segurança para as eleições municipais.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login