Governo anuncia obras com os R$ 2 bilhões do empréstimo junto ao BB
O dinheiro do empréstimo de R$ 2 bilhões celebrado entre o Governo do Piauí e o Banco do Brasil está disponível para o Estado. Os recursos são destinados para a realização de obras e serviços nos 224 municípios, com destaque para as áreas de infraestrutura de transportes (rodovias e outros modais), mobilidade urbana, urbanização, segurança, saúde, infraestrutura hídrica e transformação digital. O governador Rafael Fonteles, acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do vice-presidente do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, afirmou que esses recursos financiarão novas obras, agilizarão a execução daquelas já em andamento e promoverão melhorias na qualidade de vida da população. Rafael Fonteles estima que sejam gerados mais de 18 mil novos postos de trabalho, além do aquecimento da economia com as obras e serviços. Dentre as sobras anunciadas tem obras de infraestrutura hídrica para melhorar o acesso à água potável e prevenção de inundações.
Fim da greve
Os motoristas e cobradores de ônibus fizeram um acordo com a Prefeitura de Teresina e o Setut sobre o reajuste salarial que vinha sendo alvo de impasses. Diante do acordo, a greve dos ônibus, que deveria acontecer na capital, foi descartada e o transporte público circula normalmente.
Lei do corte
O corte no fornecimento de energia elétrica, água e telefone no Piauí será proibida após as 14h. A proposta está sob análise na Assembleia Legislativa por proposição do deputado estadual Henrique Pires (MDB). Já existe uma lei que impede o corte por inadimplência do consumidos aos finais de semanas e feriados.
Eleição na UFPI
Os estudantes e servidores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) elegerão a primeira reitora da instituição. Pela primeira vez, as três chapas concorrentes são encabeçadas por mulheres: Lívia Nery e Welter Cantanhêde da chapa Renovação com Autonomia e Humanidade; Nadir Nogueira e Edmilson Miranda da chapa Democracia, Reconstrução e Sustentabilidade; e Flavia Lorenne e Viriato Campelo encabeçam a chapa Juntos pela UFPI: Rumo a Novos Tempos. A votação acontece nesta quarta-feira (15).
Feira e balcão
Na sexta-feira, 17, das 8 às 13 horas, na Rua Climatizada, no centro de Teresina, vai acontecer uma feira em comemoração ao Dia Internacional contra a Homofobia e promoção da cidadania. No local terá um balcão de empregabilidade, expedição de documentos, assistência jurídica, promoção de saúde e testagem de HIV, além de uma feirinha do empreendedor LGBTQUIA+.
Design
A CasaCor Piauí foi lançada num casarão na Avenida Zequinha Freire, em Teresina, com novidades na área da arquitetura, designer e paisagismo. A mostra promove o fortalecimento da economia da construção civil, decoração, turismo, cultura e do setor imobiliário.
Mulher na chapa
A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), advogada Dalva Fernandes, filiada ao Avante, foi indicada para ser a pré-candidata a vice na chapa encabeçada pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD), que vai disputar a reeleição. O prefeito é quem deve confirmar e anunciar o nome de quem vai compor a chapa.
VOZ DO PODER
A reunião do G20, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio em Teresina, terá como um dos temas a discussão sobre o papel da agricultura familiar no combate à fome. O Piauí pretende apresentar o modelo do Programa de Alimentação Saudável (PAS), que é executado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e compra alimentos da agricultura familiar e distribui para famílias em situação de vulnerabilidade social.