Luciano Coelho

Rede de Combate ao Câncer: “É preciso cuidar das pessoas que cuidam dos outros”


Rede de Combate ao Câncer: “É preciso cuidar das pessoas que cuidam dos outros”

A Rede de Combate ao Câncer está chamando a atenção para o acompanhamento dos cuidadores de pacientes em tratamento, principalmente o oncológico que é mais duradouro. Para isso, a Rede lançou a campanha Preciso Viver, voltado para cuidar das pessoas que cuidam desses pacientes. “Essas pessoas também adoecem, e são colocadas de lado. Não tem um programa para atender a essas pessoas. Muitas vezes, esses cuidadores terminando abandonando as famílias e a vida pessoal”, adiantou a presidente da Rede, Carmem Campelo. Ela chamou a atenção para quando é dado um diagnóstico de câncer, isso impacta em toda a família. Há casos em que durante o tratamento, o pai termina abandonando a família por conta da dedicação da mãe a um dos filhos, por exemplo. A presidente destacou que é preciso cuidar dos pacientes e de quem cuida dos pacientes oncológicos. Ela disse que existem os voluntários, mas o tempo do voluntário é o que tem de mais precioso e é difícil conseguir o trabalho dessas pessoas que se dispõem a cuidar dos outros.

Santa Teresinha

Teresina recebe as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus numa programação divulgada pela Arquidiocese de Teresina, que começa com a chegada das relíquias que vêm de São Luís, no Maranhão, e segue em carreata até a igreja da Nossa Senhora das Dores, no centro. De Teresina, depois de cumprida a programação, as relíquias seguem para Parnaíba. 

Iemanjá

No domingo os povos dos terreiros vão mudar a imagem de Iemanjá, que está exposta na avenida Marechal Castelo Branco. Uma nova imagem com pele negra e outros adornos e roupas diferentes será colocada no local.  Esta imagem de Iemanjá, que é padroeira dos pescadores, tem sido constantemente depredada. 

Excesso de velocidade

Um motorista foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) conduzindo um veículo a 195Km próximo a Buriti dos Lopes. A velocidade é quase o dobro permitido para a via. Ele além de detido vai responder por colocar a vida de outros em risco por excesso de velocidade e ainda vai levar a multa no valor de R$ 850,00.

Dengue

Mais um óbito por dengue foi registrado no Piauí. Agora são cinco casos de morte pela doença, sendo quatro da cidade de Bom Jesus e um em Manoel Emídio. A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou o óbito e está em estado de alerta para os casos de dengue no Estado. A última morte foi de uma mulher de 77 anos que veio de Bom Jesus e estava internada no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.  

Centro Cultural

O prédio onde funcionava o Tribunal de Justiça do Piauí vai ser transformado em um centro cultural e vai abrigar também o Museu do Judiciário Piauiense. O prédio foi inaugurado em 1975, com o projeto do arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi. No prédio funcionava a parte administrativa, a Justiça de segundo grau e os gabinetes dos desembargadores. O TJPI mudou para uma nova sede na Avenida Padre Humberto Pietro Grande.

Reajuste

O Iaspi/Plamta autorizou um reajuste de 12,5% no plano de saúde dos servidores estaduais. A proposta inicial era um aumento de 27%, mas o conselho deliberativo aprovou o reajuste por faixa etária que chega a 12,5%. O reajuste estará vigorando a partir do mês de maio.

Herança

O Desembargador Dioclécio Sousa e Silva herdou 3,6 mil processos do desembargador Raimundo Eufrásio no Tribunal de Justiça do Piauí. Dioclécio já estava atuando no TJPI auxiliando o gabinete da Desembargadora Eulália Maria Pinheiro, quando foi eleito para a vaga de desembargador depois de 37 anos de Magistratura.

VOZ DO PODER

O PV (Partido Verde) divulgou uma nota cobrando a desfiliação dos deputados federais, o piauiense Jadyel Alencar e o alagoano Luciano Amaral. Os dois votaram contra a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão, acusado de ser um dos mandantes da morte de Marielle Franco. Da bancada piauiense Júlio Arcoverde se absteve, Júlio César e Florentino Neto não participaram da votação. Os demais parlamentares votaram pela manutenção da prisão de Chiquinho Brazão.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login