Pedro Silva

Prof. Kássio Gomes é agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Teresinense

Coluna Sempre Mais: Análises, opiniões e dicas de comportamento, cultura, lifestyle, moda, música e muito mais

A proposição do título foi do vereador Venâncio Cardoso, na imagem com o homenageado / fotos: divulgação
Prof. Kássio Gomes é agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Teresinense

O professor e vereador de Valença do Piauí, Kássio Gomes, foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Teresinense. A solenidade aconteceu no Plenário José Ommati, da Câmara Municipal de Teresina. E a proposição do título foi do vereador Venâncio Cardoso que obteve não só o apoio, mas a votação unânime de todos os 29 vereadores que compõem o parlamento municipal da capital.

“Muita gente pode pensar que é fácil aprovar um título de cidadão teresinense, mas não é. Primeiro porque temos que ter o quórum regimental para essa aprovação. Então vocês podem se sentir privilegiados, pois não só tivemos o quórum como a aprovação unânime, desses títulos e eu me orgulho em ser o autor da proposição”, ressaltou o vereador Venâncio Cardoso.

A solenidade contou com as presenças de inúmeras personalidades, entre políticos de projeção municipal, estadual e nacional, jornalistas, familiares, amigos, empresários, intelectuais, professores e produtores culturais.


O mais novo cidadão teresinense, Prof. Kássio Gomes, proferiu emocionante discurso citando a sua trajetória na capital do Estado, e revelando aspectos de sua relação com o SaLiPi (Salão do Livro do Piauí) há 22 anos. O professor agradeceu especialmente aos amigos que o acolheram quando da sua chegada em Teresina, dentre eles os professores Luiz Romero e Cineas Santos e dos laços com os membros da Fundação Quixote, mantenedora dos principais salões de livros no Estado do Piauí. 

“O meu sentimento é de enlevo e profundo lisonjeio por ter sido escolhido como o mais novo cidadão teresinense. Agradeço ao vereador Venâncio Cardoso, autor da produção chancelada pelos demais vereadores que compõem esta Casa, e cada pessoa que me acolheu ao longo desses 22 anos em que me dediquei a contribuir um pouco com a nossa Capital, com a nossa Teresina”, enfatizou o homenageado citando alguns dos convidados que lotaram o plenário da Câmara.

SOBRE O HOMENAGEADO

RESUMO BIOGRÁFICO:

KÁSSIO Fernando da Silva GOMES

KÁSSIO GOMES ou PROF. KÁSSIO GOMES

Depois de abandonar o curso de Direito, Kássio Gomes graduou-se em História pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI e iniciou o bacharelado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas pela mesma instituição. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia e em Docência do Ensino Superior, é também licenciando em Letras-Português pela UESPI e mestrando em Bens Culturais e Projetos Sociais pela renomada Fundação Getúlio Vargas – FGV. Preside desde 2012 a Fundação Quixote, entidade sem fins lucrativos promotora dos principais salões de livros do Piauí, entre os quais o SALIPI (Salão do Livro do Piauí), o mais importante evento literário do Estado. Fundou em 2005 na cidade de Valença do Piauí, a Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana - ADICH que levou a primeira edição regional do SaLiPi para o interior do Estado, expandindo-o em seguida para outras regiões. Foi um dos responsáveis pela implantação do SaLiPa (Salão do Livro de Parnaíba), SaLiBom (Salão do Livro de Bom Jesus), SaLiPicos (Salão do Livro de Picos), SaLiVa (Salão do Livro de Valença do Piauí), entre outros eventos culturais de importância no Estado do Piauí. Kássio Gomes é professor de Literatura e História da Arte desde 2001 com atuação na rede pública e particular de ensino, tarefa que divide com a de biógrafo do escritor Permínio Asfora – um dos mais importantes romancistas da moderna literatura brasileira – autor, entre outros, de SAPÉ (livro que foi interditado pelo DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda - órgão censor na Era Vargas).  Kássio Gomes que exerce atualmente o mandato de vereador no município de Valença do Piauí, já foi Secretário Municipal de Educação da mesma cidade. Editor de livros com mais de 50 obras editadas atravé do selo editorial da Fundação Quixote, atua ainda como pesquisador, palestrante, produtor cultural e consultor educacional. Membro da Academia de Letras da Confederação Valenciana – ALCV, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME – Seccional Piauí, da APEd (Associação Piauiense de Editoras), da Academia de Letras e Artes de Fortaleza - ALAF e membro-fundador da Academia Piauiense de Cultura (APC). Kássio Gomes é coautor dos livros “Enem: linguagens, códigos e suas tecnologias” (seis edições), “Linguagens – gêneros textuais, artes e tecnologias”, "Colégio São Lucas: 20 anos na escalada da educação" e de obras de análises literárias voltadas para os mais diversos vestibulares do país e para o Enem. Como escritor tem participado de antologias com contos e poesias. Kássio Gomes nasceu no dia 16 de março de 1983 na histórica cidade de Valença do Piauí. Andarilho, divide-se entre a capital, onde reside com a sua família, e sua terra natal.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login