Katya D'Angelles

Base cobra coerência de aliados do Governo

A possibilidade de que alguns nomes migrem para oposição é atacada por aliados


Membros da base do Governo Wellington Dias tem batido na tecla dacoerência para rebater a postura de lideranças que podem deixar o Governo naseleições 2022. Tem sido constante por parte de lideranças do PT e de outrospartidos apontar que não será aceito pela população que políticos marchem nogoverno até as vésperas da eleição para depois migrar para oposição. Parece atéorquestrada e com endereço certo o discurso dos governistas. 

   

Cidadania piauiense 

 Seis títulos de cidadania foram aprovados na sessão plenária destaterça-feira (19). De autoria do deputado Severo Eulálio (MDB) foi aprovada aconcessão de títulos de cidadão piauiense aos senhores Manoel Aderson Soares,Marcos Antônio Guedes da Silveira Filho e à senhora Maria do Carmo AraújoAndrade. Dos deputados Franzé Silva (PT) e Henrique Pires (MDB),respectivamente, a concessão de títulos a Edson Luiz Ribeiro da Silva e aodesembargador César Cintra Jatahy Fonseca, do Tribunal Regional Federal daPrimeira Região. Também, foi aprovado o título de cidadão piauiense ao tenentecoronel Jairo Rodrigues de Freitas. 

 

Vacinação 

A dose de reforço contra a Covid-19 já está sendo aplicada em idosos etrabalhadores da saúde de 18 a 29 anos. Os idosos de 77 anos também já podemprocurar um dos pontos de vacinação da capital para tomar sua dose de reforço.A Fundação Municipal de Saúde também divulgou hoje a abertura de agendamentopara aplicação da vacina Pfizer para pessoas com segunda dose agendadas até odia 24 de outubro.

 

Estatuto do servidor 

A Mensagem do Governo do Estado que altera o estatuto do servidor foiaprovada pela Assembleia Legislativa. Uma das mudanças diz respeito à adequaçãoà idade para aposentadoria compulsória, que passou de 70 para 75 anos, emâmbito nacional, desde 2015. Portanto, 75 anos passará a ser a idade limitepara reversão do servidor estadual.

 

Convenção lojista 

Amanhã (20), terá início a 26ª Convenção Lojista do Piauí. Já naabertura oficial o evento contará com palestrantes como Luís Mendes Lobão,Conselheiro Empresarial e Especialista em Estratégia; Camila Magalhães, médica,doutora em Psiquiatria; Samuel Normando, publicitário, Diretor de Criação daPublicis Brasil.  Alex Monteiro,especialista em marketing digital pela Columbia Business School, palestrante,advogado e sócio fundador da Non Stop Produções, a maior empresa da américalatina será palestrante na quinta-feira. 


 

Retomada da economia

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dosDeputados promoveu hoje (19) um debate para analisar as condições da retomadada economia no país. Os especialistas presentes no debate defenderam que osbancos públicos de desenvolvimento são fundamentais na oferta de empréstimos delongo prazo a taxas de juros mais baixas, enfatizando na atuação do BNDES (oBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

 

Ministério Público

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (19) a Proposta deEmenda à Constituição (PEC) 5/21, que altera a composição do Conselho Nacionaldo Ministério Público (CNMP). o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL),defendeu a votação da PEC. Segundo ele, a proposta dá paridade e igualdadeentre representantes da sociedade civil e do Ministério Público noconselho. 

 

Bombeiros civis

A regulamentação da profissão de bombeiro civil no Piauí foi pauta dereunião na Assembleia Legislativa. A reunião foi proposta pela deputada TeresaBritto (PV), junto a Comissão do Meio Ambiente. Um dos encaminhamentos foi deque será apresentado pela deputada um Indicativo de Projeto de Lei para que ogovernador Wellington Dias (PT) transforme em lei e reencaminhe à apreciaçãodos deputados. Como se trata de uma matéria que gera despesa para o Governo nãopode ser proposta diretamente por parlamentares, deve ser encaminhada comoMensagem de Governo.

 

Único estado sem

De acordo com o representante dos bombeiros civis, Marcos Rolf, oexercício da profissão foi regulamentado em âmbito nacional pela Lei nº11.901/2009, mas ainda depende de regulamentação estadual e o Piauí é o únicoestado que ainda não regulamentou.

 

Automedicação
A possibilidade de venda de medicamentos que não necessitam de prescriçãomédica nos supermercados foi tema de debate na Comissão de Seguridade daFamília na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei (PL) 3.589/2019, de autoriado senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), trata do tema e segundo o senador vai possibilitardiminuir os preços de medicamentos, como analgésicos e antitérmicos, efacilitar o acesso a esses produtos. Pelo projeto, além das farmácias  





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login