Neurocirurgião alerta para riscos e sinais do aneurisma cerebral: “Doença silenciosa”

Médico explica gravidade do problema, fatores de risco e relembra casos de pessoas públicas no Piauí


Neurocirurgião alerta para riscos e sinais do aneurisma cerebral: “Doença silenciosa” Médico Benjamim Vale Pessoa, neurocirurgião - Foto: Kauan Sousa/Teresina Diário

O aneurisma cerebral se caracteriza pela dilatação anormal na parede de uma artéria do cérebro, semelhante a uma bolha. Em entrevista ao portal Teresina Diário, o médico neurocirurgião Benjamim Vale Pessoa falou sobre a gravidade do problema, fatores de risco e sinais que podem indicar a doença.

“Essa doença é silenciosa e pode evoluir ao longo do tempo até romper. Quando isso acontece, provoca uma hemorragia subaracnoide, que é um sangramento nos espaços do cérebro. Esse quadro é considerado um tipo de AVC e representa uma urgência médica”, explicou o médico.

✅ Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp

Segundo o neurocirurgião, apesar de muitas vezes não apresentar sintomas, a ruptura do aneurisma pode causar sinais graves, como dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, desmaios e rigidez na nuca.

“Às vezes, o paciente perde até o nível de consciência e acaba desmaiando. De cada 100 pessoas que sofrem sangramento por aneurisma cerebral, cerca de 20 morrem ainda no local”, destacou.

O histórico familiar também é um fator importante que deve ser observado.

“Se você tem dois parentes de primeiro grau que tiveram aneurisma cerebral, os demais membros da família devem ser investigados. É um problema com o qual a pessoa nasce e que pode se dilatar com o passar do tempo”, alertou.

Imagem ilustrativa que mostra um aneurisma - Foto: Reprodução

Durante a entrevista, Benjamim Vale Pessoa relembrou casos de pessoas públicas do Piauí que enfrentaram o problema. O médico citou a ex-deputada federal Francisca Trindade, que faleceu após sofrer um aneurisma cerebral. Ela passou mal enquanto discursava em um evento em Teresina, foi levada para um hospital em São Paulo, mas morreu dias depois.

Outro caso lembrado foi o do atual vice-governador do Piauí, Themistocles Filho, que sofreu um aneurisma cerebral em 31 de dezembro de 2004.

“Quando chegou a Teresina, ele foi intubado. Com a ajuda de um amigo neurocirurgião, conseguimos conduzir o caso até a chegada à capital. Aqui, realizamos a cirurgia e hoje ele está recuperado, exercendo o cargo de vice-governador. Com o avanço das UTIs, da tecnologia e do trabalho multidisciplinar, muitas pessoas conseguem voltar à vida normal”, finalizou.

⬇️Baixe o aplicativo do Portal Teresina Diário

🔈Baixe o aplicativo da Web Rádio Teresina Diário





MAIS FOTOS



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR