Advogado debate os limites da liberdade de expressão e o discurso de ódio no Brasil
A partir do livro “O Discurso de Ódio no Brasil”, Thiago Carcará analisa os riscos da falta de regulação da liberdade de expressão
Thiago Carcará, advogado e escritor piauiense; Foto: Willamy Marques/Teresina Diário O programa Entrevista recebeu, nesta quinta-feira (18), o advogado e escritor piauiense Thiago Carcará, que está divulgando seu livro “O Discurso de Ódio no Brasil”, no qual aborda o debate sobre os limites da liberdade de expressão e sua relação com os discursos de ódio. O bate-papo aconteceu no espaço Senses do Gran Hotel Arrey, parceiro do Portal Teresina Diário.
Assista a entrevista completa abaixo.
O livro nasceu a partir da pesquisa de mestrado de Thiago, com o objetivo de investigar os modelos de liberdade de expressão, como o estadunidense e o europeu, e, a partir disso, entender como a liberdade de expressão está posta no contexto brasileiro, debater seus limites e encontrar soluções para as formas extremas de expressão que resultam no discurso de ódio.
“A gente consegue observar dois modelos claros de liberdade de expressão: o estadunidense, mais aberto e sem regulação, e o europeu, que já possui certo nível de regulação. E a gente percebeu que, em modelos onde não há nenhuma regulação, aumenta a incidência de manifestações que incitam a violência, como células de ideologia nazista”, pontua.
Outro ponto que Thiago aborda no livro é como nasce o discurso de ódio e como esse discurso se propaga. “A partir da pesquisa, concluiu-se que o pensamento que é manifestado na sociedade e que não é debatido e contraposto, com o tempo, passa a virar uma verdade. Se não combatido, o pensamento vira um estereótipo, que se transforma em preconceito, que é a indiferença, o que vai acarretar na discriminação e, com ela, na restrição de direitos”, explica o autor.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
Thiago conclui dizendo que é importante debater cada vez mais sobre a liberdade de expressão para que a sociedade avance em relação ao tema. Sobre os discursos de ódio, ele reforça a necessidade de criar medidas para impedir que discursos que incitam a violência se propaguem.
A entrevista completa pode ser assistida no canal TV Teresina Diário, no YouTube.



