Representante da Strans explica quais medidas serão adotadas no transporte coletivo em 2026
O gerente ainda avaliou o trabalho desenvolvido desde o início da gestão
Denilson Guerra, gerente de Planejamento do Transporte Público de Teresina - Foto: Kauan Sousa/Teresina Diário O Programa Entrevista desta quinta-feira (22), recebeu o gerente de Planejamento do Transporte Público de Teresina, Denilson Guerra, que falou sobre as perspectivas para o transporte coletivo da capital em 2026. O bate-papo foi realizado no espaço Senses do Gran Hotel, parceiro do portal Teresina Diário e mediado pela jornalista Lívia Barradas.
Segundo Denilson Guerra, ao assumir a pasta, em janeiro de 2025, a equipe encontrou uma queda significativa no número de passageiros do transporte coletivo. Segundo ele, esse cenário impactou diretamente a quantidade de veículos em circulação, agravando os problemas enfrentados pelos usuários.
"Quando assumimos a pasta, notamos uma queda no número de passageiros do transporte coletivo. Consequentemente, houve uma diminuição na quantidade de veículos disponíveis para a população. Por isso, o primeiro pedido do prefeito foi justamente buscar uma solução para melhorar o fluxo da frota", explicou.
Assista a entrevista completa abaixo.
Durante a entrevista, o gerente avaliou o trabalho desenvolvido desde o início da gestão e destacou que as ações precisam considerar o caráter coletivo do serviço.
"Se a gente for tentar solucionar problemas individuais de cada um, vamos agravar ainda mais a situação. Se é um transporte coletivo, devemos atender o máximo de grupos sociais possíveis", afirmou.
Entre as medidas adotadas, Denilson Guerra destacou o aumento da frota de veículos. No entanto, o gerente alertou que a atitude deve ser feita de forma equilibrada para evitar impactos financeiros excessivos.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
"Quando colocamos uma quantidade acima da demanda transportada, gera um custo maior, que acaba sendo cobrado do passageiro ou aportado pela Prefeitura”, alertou.
Além disso, o gerente citou ações paliativas que já estão em execução para melhorar o funcionamento do sistema. "A Prefeitura está trabalhando na recuperação de estações, realocação de abrigos, novas sinalizações nas vias e melhorias na pavimentação da cidade", concluiu.









