Combate ao feminicídio é o foco para 2026, afirma comandante da Polícia Militar

O governo vai buscar diminuir de forma significativa os crimes contra mulheres, assim como os crimes de trânsito


Combate ao feminicídio é o foco para 2026, afirma comandante da Polícia Militar Comandante da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes; Foto: Kauan Sousa/Teresina Diário

O programa Entrevista recebeu nesta quinta-feira (15), o comandante da Polícia Militar, Scheiwann Lopes, que falou das ações realizadas em 2025 e sobre o foco para 2026, que é diminuir de forma significativa os números de feminicídios em todo território piauiense. Além disso, o comandante ainda explicou como a PM vai agir durante o Carnaval nas cidades do Piauí. O bate-papo aconteceu no espaço Senses do Gran Hotel Arrey, parceiro do Portal Teresina Diário.

Veja a entrevista completa abaixo.

O comandante Scheiwann Lopes, avaliou como positivo o saldo das ações de 2025, onde vários índices de criminalidade tiveram uma redução significativa. Os crimes contra mulheres foram uma exceção, os casos de feminicídios tiveram uma redução de apenas 5%, enquanto os casos de estupros diminuíram 3%. O comandante afirmou que o foco para 2026 é garantir uma maior segurança para as mulheres piauienses e combater de forma mais efetiva crimes de ódio contra mulheres. 

✅ Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp

“Ano passado, mais de 8 mil pessoas foram conduzidas por crimes contra mulheres, entre as mais de 2.400 mulheres são assistidas pela rede de proteção do estado, nenhuma delas sofreu danos. Isso mostra que quando a mulher procura ajuda do estado, ela tem o devido apoio”, explicou. 

Outro ponto levantado pelo comandante da PM, foi que em todos os casos de feminicídio registrados em 2025, em nenhum deles a vítima ou pessoas próximas relataram o histórico de violência às autoridades. O comandante defende a divulgação mais ampla dos meios de denúncias, pois segundo ele, quando o estado está ciente da situação, medidas efetivas podem ser tomadas para a segurança das vítimas. 

“Esse tipo de crime é complexo, então a gente precisa chamar os agentes próximos para colaborarem. Nós queremos aumentar a divulgação dos canais de proteção e denúncia. Vamos realizar campanhas com foco no incentivo à denúncia porque nesses casos o apoio é essencial”, completa. 

Confira os dados sobre a segurança no Piauí em 2025. 

A entrevista completa pode ser assistida no canal TV Teresina Diário, no YouTube.





MAIS FOTOS



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login