Terceiro caso suspeito de intoxicação por metanol é registrado em Teresina
O homem de 51 anos está em observação em hospital particular da capital
Sandro Araújo/Agência Saúde DF Nesta terça-feira (7), Teresina registrou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, de acordo com o Ministério da Saúde em balanço publicado. O paciente, um homem de 51 anos, deu entrada na rede privada de saúde da capital no dia 2 de outubro, após apresentar sintomas compatíveis com o quadro clínico. Esse já é o terceiro caso suspeito de envenenamento por metanol no Piauí.
Conforme informações, o homem teria consumido um destilado recém-adquirido e, no dia seguinte, começou a sentir os primeiros sintomas, o paciente se dirigiu a um hospital particular da capital relatando problemas nos rins. A equipe de saúde responsável informou que o paciente passou por sessões de hemodiálise e apresentou boa resposta ao tratamento.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
Esse é o terceiro caso com suspeita de intoxicação no Estado. Os dois primeiros foram registrados em Parnaíba. Eles procuraram o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), eles já receberam alta.
Casos de intoxicação exógena são agravos de notificação compulsória, seguem monitorados pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Teresina e podem ser atendidos pela rede municipal de saúde, com protocolos clínicos de suporte. Nos casos mais graves, uma das principais condutas é a hemodiálise, serviço que está disponível na rede.


