Caminhada do Outubro Rosa reúne milhares de pessoas em prol da prevenção ao câncer de mama

A atividade percorreu as ruas da zona Leste de Teresina e encerrou com atividades culturais e de conscientização


Caminhada do Outubro Rosa reúne milhares de pessoas em prol da prevenção ao câncer de mama Caminhada Outubro Rosa na Avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina - Foto: Bruno Paz

A Fundação Maria Carvalho Santos realizou, neste domingo (05), a tradicional caminhada do Outubro Rosa, reunindo milhares de pessoas em uma manhã marcada por alegria, esperança e mensagens de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre as participantes estava Aline Daniela, funcionária pública que descobriu a doença em 2020. Ela conta que o diagnóstico foi um choque, mas também um passo essencial para iniciar o tratamento.

Aline Daniela, funcionária pública- Foto: Bruno Paz/Teresina Diário 

“Foi um susto. Porém foi muito importante fazer os exames de rotina, descobrir o câncer na fase inicial foi essencial para que eu possa estar aqui hoje. Já são 5 anos fazendo o tratamento e o mais importante é nunca perder a fé, buscar o tratamento e confiar na medicina e nos profissionais que estão cuidando de você”, afirma. 

Ao longo de todo o ano, diversas ONGs e entidades públicas oferecem serviços voltados à prevenção e ao tratamento do câncer de mama, mas o mês de outubro tem um papel especial: reforçar a mensagem de cuidado e atenção à saúde da mulher.

A Fundação Maria Carvalho Santos, que há mais de vinte anos atua nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Tocantins, é uma das organizações de referência na causa. Durante todo o mês, a instituição realiza uma série de atividades educativas e de mobilização social.

O médico mastologista e organizador do evento, Luiz Ayrton, destacou a importância do movimento.

Luiz Ayrton, médico mastologista - Foto: Bruno Paz/Teresina Diário 

“Mais uma mobilização do Outubro Rosa e o intuito é realmente a gente avançar no controle do câncer. Esse ano, graças aos movimentos da população, das ONGs, a gente conseguiu que o Ministério da Saúde reconhecesse a necessidade do exame de mamografia depois dos 40 anos, isso é fruto do trabalho das ONGs e a gente fica muito feliz com isso”, afirma.

A caminhada percorreu as ruas da zona Leste de Teresina e encerrou com atividades culturais e de conscientização.





MAIS FOTOS



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login