Ministério da Saúde anuncia instalação de UTI de Medicina Inteligente no HGV
O intuito é tornar o atendimento intensivo mais moderno e ampliar a capacidade de resposta clínica, fortalecendo assim a saúde digital no estado
Foto: Reprodução O Ministério da Saúde, chefiado pelo ministro Alexandre Padilha, incluiu o Hospital Getúlio Vargas (HGV), principal unidade pública de saúde do estado do Piauí, no programa nacional de Hospitais de Medicina Inteligente. O anúncio foi realizado pelo próprio ministro Padilha durante sua visita à nova ala de quimioterapia do hospital, que passou por recente ampliação.
A iniciativa do Ministério da Saúde é uma parceria com países como a China e com o Banco dos Brics. A inclusão do HGV no programa demonstra um avanço na integração de tecnologias digitais ao ambiente hospitalar. Será feita a instalação de uma UTI de Medicina Inteligente, equipada com recursos de telemedicina, conectividade avançada e inteligência artificial. O intuito é tornar o atendimento intensivo mais moderno e ampliar a capacidade de resposta clínica, fortalecendo assim a saúde digital no estado.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, o HGV foi escolhido por sua relevância regional e nacional. “O HGV é um hospital muito importante, não só para o Piauí, mas para o Brasil como um todo. Vamos instalar aqui uma UTI de Medicina Inteligente, aproveitando todo o esforço da telemedicina e da saúde digital que já está em curso no estado”, pontua.
O HGV, que completou 84 anos, realiza atualmente procedimentos em 23 especialidades cirúrgicas, abrangendo quase todas as áreas da medicina. A redução expressiva no tempo de espera, que já ultrapassou 800 dias em anos anteriores, é resultado dos investimentos, da estrutura ampliada e da qualificação dos profissionais da unidade.
O governador Rafael Fonteles ressaltou o avanço significativo na redução do tempo de espera por cirurgias eletivas no hospital. “Temos profissionais da área da saúde de excelente qualidade, além de toda uma estrutura hospitalar. E isso se exemplifica na redução do tempo médio de espera para cirurgias eletivas no HGV, que caiu de 800 para menos de 80 dias. Uma marca histórica que reflete o esforço conjunto do governo federal e do estado em priorizar a saúde da população”, finalizou.


