Site oficial da UFPI sofre invasão hacker nesta quarta-feira (8)

O invasor ironizou a manifestação realizada pelos estudantes ontem: “engole o choro e faz o L”


Site oficial da UFPI sofre invasão hacker nesta quarta-feira (8) Como ficou o site da UFPI após a invasão hacker/Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (8), o site oficial da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sofreu uma invasão hacker e foi retirado do ar em seguida. O invasor, que se identifica pelo nome de usuário "tr4shindex", deixou a página com a tela preta e ironizou a manifestação realizada por um grupo de universitários ontem, fazendo referência a atual gestão do Governo Federal, com uma foto do presidente Lula (PT).

Na manifestação, os estudantes reivindicaram por melhorias na estrutura da instituição e da Residência Universitária, as quais sofrem com falta de energia, iluminação, internet, materiais para aulas práticas dos cursos, e segurança noturna. 

A Reitoria chegou a ser ocupada por algumas horas para a discussão da situação da UFPI com a presença do reitor Gildásio Guedes, que reconheceu os problemas relatados pelos discentes, e assinou uma ata marcando uma nova reunião com representantes dos estudantes, no dia 16 de maio, onde será detalhado o que pode ser feito para resolver cada ponto apresentado nessa terça-feira (7).

Ata assinada pelo reitor Gildásio Guedes/Foto: Reprodução

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) divulgou uma nota sobre a invasão hacker. Confira abaixo:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), informa que detectou, nesta manhã de quarta-feira (08), postagem irregular e indevida no site da Instituição. Imediatamente, a página foi retirada do ar e os dados relativos ao conteúdo estão sendo colhidos por especialistas em tecnologia para os devidos encaminhamentos aos órgãos federais competentes para investigação de suspeita de hackeamento e responsabilização dos autores do ato. 

A UFPI lamenta o ocorrido, esclarece que preza pelos princípios democráticos, respeita manifestações pacíficas por meios legais e desaprova qualquer ação dessa natureza.

Informa, ainda, que o site estará temporariamente fora do ar para cumprimento das providências necessárias. Solicita a compreensão da comunidade acadêmica até o restabelecimento do serviço.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login