Pesquisa do IBGE indica que o Centro de Teresina está se tornando cada vez menos atrativo

O pré-candidato a vereador de Teresina, Décio Solano, defende a ideia de revitalizar áreas subutilizadas da região


Pesquisa do IBGE indica que o Centro de Teresina está se tornando cada vez menos atrativo Pré-candidato a vereador, Décio Solano / foto: divulgação

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou um crescimento da população nas zonas Sul e Leste entre os anos de 2010 e 2022. No entanto, o que preocupa é que durante esse mesmo período, o Centro da capital perdeu quase 20% da população.

De acordo com o levantamento, o Centro de Teresina tinha uma população de 118.923 habitantes em 2010, passando para 95.857 habitantes em 2022, apresentando uma redução de aproximadamente 23.066 habitantes, equivalente a uma diminuição de cerca de 19,4%.

A consequência dessas saídas é o aumento do número de imóveis abandonados e sem uso, criando espaços de exclusão sem vitalidade e não democratizando o acesso aos equipamentos urbanos. Esse abandono acarreta a propagação de doenças, desvalorização da região e aumento da criminalidade.

Segundo o pré-candidato a vereador, Décio Solano (PT), o Centro de Teresina precisa ser revitalizado para que esses espaços sem uso possam atender às necessidades da população.

"Tenho projetos para revitalizar áreas da capital e transformar esses lugares em estacionamentos e espaços voltados para a população. Pretendo aproveitar as praças para promover feiras de artesanato, horticultura, fruticultura e produtos hortigranjeiros. Penso em ações que incentivem os teresinenses a frequentar o Centro", argumenta o pré-candidato.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login