Pode faltar soro nas unidades de saúde, alerta FMS

A FMS explica que não tem mais estoque de soros. Estão em uso os últimos frascos que foram distribuídos nas unidades de saúde.


Pode faltar soro nas unidades de saúde, alerta FMS Fundação Municipal de Saúde de Teresina / foto: Pedro Silva - Teresina Diário

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que está em falta, em todo o país, soros fisiológico, glicosado e ringer lactato, devido falta de matéria prima para as embalagens. A FMS informa ainda que já esteve em várias reuniões com o Ministério da Saúde onde foi sugerido ao órgão a importação do produto, mas até o momento nenhuma decisão foi tomada para resolver a situação.

A FMS explica que não tem mais estoque de soros. Estão em uso os últimos frascos que foram distribuídos nas unidades de saúde. 

O Brasil passa por uma fase de desabastecimento de remédios em diversas regiões. A falta de medicamentos tem afetado não só as farmácias, mas hospitais e unidades públicas de saúde na maioria das cidades do país.

A Anvisa  encaminhou em junho ao Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos 

do Ministério da Economia uma relação com 20 medicamentos ( Processo SEI/ANVISA nº 25351.911896/2022-19.) com risco de desabastecimento  no mercado  pela ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, a escassez de insumos para embalagem.

O Ministério da Saúde atribui o desabastecimento a diferentes fatores: lockdown na China e na Índia, guerra na Ucrânia, aumento no custo de produção e à escassez de matéria-prima.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login