Luciano Coelho

Sebastião Martins e Ricardo Gentil assumem o TRE-PI a partir de segunda-feira

Ricardo Gentil e Sebastião Ribeiro Martins @Divulgação
Sebastião Martins e Ricardo Gentil assumem o TRE-PI a partir de segunda-feira

Os desembargadores Sebastião Ribeiro Martins e Ricardo Gentil Eulálio Dantas, serão empossados nos cargos de Presidente e Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-PI, para o biênio 2024/2026. A sessão solene será realizada de forma hibrida, presencial e virtual, a partir das 9 horas, no plenário do tribunal eleitoral. Sebastiao Martins sucede o desembargador Erivan Lopes na presidência do TRE-PI, que presidiu o tribunal por dois anos e deve fazer um balanço de gestão. Sebastião Martins já foi presidente da Associação dos Magistrados (AMAPI) e também já foi Corregedor e depois Presidente do Tribunal Eleitoral. Ricardo Gentil já foi Corregedor do Tribunal de Justiça e do TRE-PI também.

Discussão acalourada

Uma confusão se formou depois que tentaram tomar o Avante, partido que dá sustentação política ao prefeito de Teresina, Doutor Pessoa. Forças adversárias ao prefeito estão tentado miná-lo. Numa reunião de emergência para tratar do assunto ameaçaram até a puxar uma arma durante os debates. Dr. Pessoa se filiou ao PRD, partido pelo qual pretende disputar a reeleição à Prefeitura da capital.

Desincompatibilização 

Hoje é o prazo final para quem ocupa cargo público e deseja disputar um mandato eletivo. O dia fatídico é sábado, mas quem vai ser candidato nas eleições 2024 se desligou nesta sexta-feira. Na prefeitura de Teresina pelo menos 16 assessores do prefeito Dr. Pessoa deixaram a prefeitura para concorrer ao cargo de vereador na capital.

Modelo nacional

O projeto desenvolvido no Piauí para combater o furto e roubo de celulares está sendo adotado pelo Ministério da Justiça. O modelo está seno incorporado para ser utilizado para todo o país. O governador Rafael Fonteles, e o secretário de Segurança, Chico Lucas, se reuniram com o ministro Ricardo Lewandowski para explicar o protocolo de recuperação e devolução de celulares roubados.

Vítimas da dengue 

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, confirmou mais duas mortes por dengue. Agora são quatro pessoas mortas pela doença, sendo três em Bom Jesus e a mais recente foi uma mulher de 31 anos da cidade de Manoel Emídio. Todos os casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen).

Sangradouro

Pelo menos 12 barragens e açudes do estado já atingiram capacidade máxima e transbordaram. E o nível das águas ainda está subindo. Alguns municípios contabilizam estragos em consequência do excesso de chuvas. Em outros houve o rompimento de barragens e açudes que cortou acesso de estradas e os prefeitos suspenderam as aulas devido as dificuldades de tráfego no transporte escolar.

Alerta à população

A barragem de Poço do Marruá, no município de Patos do Piauí, atingiu o nível de sangria. A barragem tem uma capacidade de 293 mil m³ e atingiu o nível máximo, e transbordou. O excesso de água isolou algumas comunidades e deixaram algumas famílias alagadas ou desabrigadas. A prefeitura emitiu uma alerta à população sobre os cuidados com o acesso a algumas localidades.

Pagamento antecipado

Hoje, sexta-feira, encerra o prazo para os contribuintes pagaram o IPTU, a Taxa do Lixo e da Contribuição de Iluminação Pública, com desconto de 12% na cota única. O contribuinte pode antecipar o pagamento emitindo os boletos pela inscrição imobiliária.

VOZ DO PODER

Segundo o presidente da APPM, Toninho de Caridade, existem oito municípios com problemas de enchentes e com famílias desabrigadas. Boa parte destas cidades, há três meses atrás estavam numa situação de emergência por estiagem, faltava água para abastecimento humano, agora, estão em estado de calamidade por conta de enchentes e enxurradas, mas não receberam ajuda do governo estadual e federal para nenhuma das duas situações.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login