Dia Estadual das Favelas é criado no Piauí

Projeto de Lei foi aprovado na Assembleia Legislativa através do deputado Franzé Silva e teve contribuição da CUFA Piauí


Dia Estadual das Favelas é criado no Piauí Foto: divulgação

O governador Rafael Fonteles instituiu e integrou ao Calendário Oficial do Estado o 4 de Novembro como sendo o Dia da Favela. O documento foi sancionado no último dia 5 de abril. A iniciativa valoriza a história das favelas em sua contribuição para a construção do Brasil e resgata a autoestima e cidadania das pessoas que nela residem.

Somente em Teresina, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 19,54% dos moradores residem em territórios de favela.

“Queremos agradecer ao governador Rafael Fonteles, ao deputado Franzé Silva, presidente da Alepi, por este projeto. Ter essa data não é uma celebração, ela nos permite agora, de maneira institucional, pensar soluções para os desafios que as favelas enfrentam, pensar em como levar empregabilidade, acesso à universidade, a qualificação, a serviços básicos e essenciais, a ter momentos de lazer, cultura e espaços de convivência. É isso o que esse projeto representa”, diz Valciãn Calixto, presidente estadual da Central Única das Favelas (CUFA Piauí).

“A gente entende que essa é uma maneira de combater os estigmas que recaem sobre as favelas, é um meio de promover a inclusão social e fortalecer o diálogo entre o Governo, a gestão e esses territórios”, explica o deputado Franzé Silva.

4 de Novembro

Estados como Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo e Amapá já reconhecem oficialmente o 4 de Novembro como Dia Da Favela. A Prefeitura de Teresina também possui projeto semelhante, com o Dia Municipal da Favela.

Em 1900, no dia 4 de novembro, pela primeira vez o termo “favela” foi usado em um documento oficial, no Estado do Rio de Janeiro, pelo delegado da 10* Circunscrição e Chefe de Polícia da época, Dr. Eneas Galvão. Com esta pesquisa realizada pela CUFA Brasil, estabeleceu-se então esse marco.

>>> O Teresinadiario.com está no WhatsApp, siga o nosso canal e receba direto as principais notícias. Clique AQUI e faça parte. Com você diariamente em todas as plataformas.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login