Ministério Público do Piauí empossa novo promotor de Justiça

Gilmar Pereira Avelino, que é natural de Floriano, município da região Sul do Estado, é formado em Letras e Direito. Foi professor de literatura e Policial Federal


Ministério Público do Piauí empossa novo promotor de Justiça Fotos: divulgação

O Ministério Público do Piauí (MPPI) passou a contar com mais um promotor de Justiça nos quadros da instituição, na manhã desta sexta-feira, 15 de março. Gilmar Pereira Avelino foi empossado no cargo de promotor de Justiça substituto, durante sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP/MPPI). A cerimônia aconteceu na sede da instituição, na zona leste de Teresina.

Aberta pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, a solenidade iniciou com a leitura do termo de posse do novo promotor, pela secretária-geral do PGJ, Everângela Barros. Gilmar Avelino prestou o compromisso de desempenhar com retidão as funções do cargo de promotor, sempre em observância e cumprimento das leis do país. Em seguida, assinou o termo de posse e recebeu do PGJ do Piauí a identidade funcional de membro do MPPI.


Em seu discurso, Gilmar Avelino falou um pouco da origem familiar e da trajetória de vida. “A partir de hoje sou uma parte que se junta a esse todo, com o objetivo de promover a Justiça para a sociedade piauiense, notadamente, para os que necessitam dos serviços públicos básicos. Portanto, peço a Deus que me conceda sabedoria, humildade e a firmeza necessária para o exercício de tão grande atribuição”, disse.

Gilmar Pereira Avelino, que é natural de Floriano, município da região Sul do Estado, é formado em Letras e Direito. Foi professor de literatura e Policial Federal.

“Quero parabenizar o senhor por assumir este cargo tão importante, que é o de promotor da Justiça. Além das funções, a designação deste cargo é cheia de significado para todos que atuam nesse mister de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. Por isso, seja muito bem-vindo e desejo muito sucesso na sua trajetória em nossa instituição”, afirmou o PGJ.


Na próxima terça-feira, 19 de março, o novo promotor inicia o curso de adaptação. Essa capacitação é realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com o objetivo apresentar e orientar os novos promotores sobre a estrutura e o funcionamento do MP.

Também participaram da sessão o corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro, e os conselheiros Zélia Saraiva, Teresinha Borges, Raquel Normando e Hugo Cardoso. Prestigiaram a sessão a chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, a assessora de Planejamento e Gestão, Denise Aguiar, e o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Mário Normando.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login