UBS realiza atendimento com diabéticos para prevenir complicações da doença

A FMS mantém atendimento aos diabéticos nas Unidades Básica de Saúde e no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo com os Programas de Atenção ao Diabético de Risco


UBS realiza atendimento com diabéticos para prevenir complicações da doença

Para prevenir possíveis complicações do diabetes foi realizado na tarde de segunda-feira (26) atendimento especializado na Unidade Básica de Saúde da Santa Maria da Codipi, zona Norte. Os pacientes que compareceram participaram de atividade educativa sobre alimentação, uso correto da medicação, consultas e avaliação dos pés.

Foram atendidos 31 pacientes, sendo 16 atendimentos médicos com renovação de receitas, solicitação e avaliação de exames e encaminhamentos. 15 tiveram atendimentos de enfermagem com renovação de receitas, solicitação e avaliação de exames e encaminhamentos, realização de avaliação do pé diabético e reflexologia podal. Em todos os pacientes do atendimento de enfermagem foi identificada a redução da sensibilidade protetora dos pés e grau 1 de risco para ulceração e nenhum apresentou lesão instalada.

A enfermeira Lívia Maria Mello, da Equipe 06, do programa Estratégia Saúde da Família, da UBS Santa Maria da Codipi, destaca que daqui a seis meses haverá outro atendimento específico para diabéticos.

“É preciso prevenir complicações da doença e por essa razão fazemos atendimento continuado com visitas dos agentes comunitários de saúde nas residências das pessoas. Com essa ação na UBS retomamos o atendimento que teve algumas dificuldades devido a pandemia. Nesse encontro orientamos sobre alimentação, medicação, teve consultas de enfermagem, consultas médicas e avaliação dos pés para prevenir possíveis úlceras e até amputações devido a complicações do diabetes”, diz.

O pedreiro Júlio Rodrigues fala que faz o tratamento corretamente. “Eu tenho atenção com todos os cuidados com a alimentação, com os medicamentos porque é preciso se cuidar bem”, fala.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém atendimento aos diabéticos nas Unidades Básica de Saúde e no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo com os Programas de Atenção ao Diabético de Risco (PADIR) e Atendimento ao Pé Diabético.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login