UBS oferece nesta segunda-feira (15) atendimento no ambulatório masculino

Serão disponibilizadas consultas médicas


UBS oferece nesta segunda-feira (15) atendimento no ambulatório masculino


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai oferecer na próxima segunda-feira (15) atendimento para homens no ambulatório masculino da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi (zona Norte). O acesso aos serviços é sem agendamento para pessoas do sexo masculino com idade entre 20 e 59 anos no horário das 7 às 19h. Esse serviço faz parte da ação do aniversário da cidade “ Teresina acolhe, Teresina cuida”.

Serão disponibilizadas consultas médicas, de enfermagem, vacinação, realização de exames, verificação de peso, altura, pressão e encaminhamento para especialidades, além de atividades educativas.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, enfatiza que os serviços do ambulatório masculino são para incentivar os homens a cuidarem mais e melhor da saúde. “ Existem algumas dificuldades para muitos homens procurarem atendimento de saúde. Percebemos até uma certa resistência e com o ambulatório masculino é mais fácil o atendimento”, diz.

Para a coordenadora da Regional Norte da Atenção Básica da FMS, Gardene Lacerda, esse serviço é um incentivo. “Em um único local estarão disponíveis diversos serviços para as pessoas do sexo masculino de toda a área da Grande Santa Maria e a população masculina também precisa cuidar da saúde. O ambulatório masculino é realizado uma vez por mês na UBS Santa Maria da Codipi”, enfatiza.

Para a enfermeira dessa UBS, Lívia Maria Mello Viana, toda a equipe envolvida nesse trabalho está satisfeita com os resultados alcançados em outros atendimentos. “São vários profissionais envolvidos e estamos observando mais atendimentos a cada vez que disponibilizamos os serviços o que deixa a equipe motivada e satisfeita”, comenta.

Ambulatório Masculino

O ambulatório masculino na UBS Santa Maria da Codipi funciona uma vez por mês, na primeira quarta-feira, no turno da tarde, e no último dia 3 de agosto aconteceram 18 atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem e vacinação.

O projeto do Ambulatório Masculino conquistou a premiação de melhor experiência do Estado do Piauí, na 17ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu de 12 a 15 de julho deste ano, em Campo Grande (MS).

Esse projeto é desenvolvido pela equipe 06 da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS da Santa Maria da Codipi. Tem autoria de Livia Maria Mello Viana e coautoria de Bárbara Pinheiro Gama, Regina Lúcia Silva de Mesquita, Walflânia Keila Viana e Maria das Graças Oliveira da Silva. ” Com esse projeto desenvolvemos ações em uma sala de espera apenas para os homens, realizamos atividades de educação em saúde com temas específicos do universo masculino, além das consultas, vacinação e realização de exames”, cita a enfermeira Livia Maria Mello Viana.

Esses atendimentos fazem parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e tem como principal objetivo promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos; com o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de mortalidade por causas preveníveis e evitáveis.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login